Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus recepciona novos estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente

Campus recepciona novos estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 26/01/2024 14h33, última modificação: 26/01/2024 14h33
Exibir carrossel de imagens Campus Benedito Bentes recebe cerca de 110 novos estudantes neste primeiro semestre

Dirigentes e servidores do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recepcionaram, na tarde de quinta-feira (25), os novos estudantes dos cursos técnico integrado ao ensino médio em  Logística e técnico subsequente em Enfermagem. A novidade deste ano foi a inclusão de uma turma do integrado ao ensino médio, no período da manhã. A solenidade ocorreu na quadra esportiva da unidade de ensino e, na ocasião, os discentes novatos receberam informações sobre a estrutura física e administrativa, além das normas a serem cumpridas pelos novos matriculados na instituição.

A solenidade foi presidida pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim que esteve na mesa solene acompanhado pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, pela chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pela coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Roseane Nobre, pelo professor Marcos Charles que representou a Coordenadoria do curso técnico em Logística, pela coordenadora de Política Estudantil, Alessandra Vieira, pela coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira e pela representante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas  (Napnes), Juliana Costa.

Foram recepcionados cerca de 110 estudantes dos dois cursos técnicos que conheceram os  docentes, servidores técnicos administrativos e colaboradores terceirizados, além do horário e formas de funcionamento de setores como, biblioteca, psicologia, supervisão escolar e esportes,  vinculados à Coordenadoria de  Política Estudantil.

A coordenadora do curso técnico em Enfermagem Roseane Nobre explicou sobre  horário de aulas e estágio profissional para aqueles que optaram por ser profissionais desta área. ”Vamos ter aulas de laboratório, onde vocês vão aprender o funcionamento do corpo humano. Vamos sair também do campus para as aulas de estágios em unidades hospitalares. Então  é um curso que vocês devem estudar bastante. É um curso integral, com aulas, dias pela manhã, dias  à tarde ou pela manhã e à tarde

O professor Marcos Charles repassou informações sobre a Logística.“É uma área interdisciplinar. Vocês vão aprender sobre negociação, comportamento, contabilidade, matemática financeira.Logística é uma área extensa, onde vocês podem trabalhar no comércio, indústria e na prestação de serviços”, explicou o professor.

A chefe de Administração, Paula Pradines explicou sobre a atuação do setor para proporcionar na chegada dos novos aos alunos e alunas toda condição de estudos.”É uma correria para deixar tudo licitado, como mesas, cadeiras e todo material didático para  proporcionar um ambiente educativo melhor possível para vocês”, declarou. A dirigente destacou a importância da preservação  dos bens da escola

A coordenadora de Política Estudantil, Alessandra Vieira explicou sobre as ações de atendimento aos estudantes  a exemplo dos programas de auxílio-permanência e de concessão de óculos corretivos. Rosângela Cerqueira, coordenadora pedagógica,  destacou a presença dos pais e responsáveis  no evento  e  transmitiu a importância da parceria entre a escola e a família para o bem-estar do aluno. Juliana Costa, responsável pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) explicou sobre o trabalho do núcleo e a inclusão dos estudantes com necessidades específicas no ensino  regular.

Orientações do cotidiano escolar

O chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, ofereceu informações sobre  os projetos de ensino, pesquisa e extensão, sobre as bolsas estudantis e demais ações relacionadas ao cotidiano escolar. “Muito do que acontece depende de vocês. O Ifal dá condições a vocês para  serem aprovados na faculdade que você quiserem”, garantiu o dirigente. Max também reforçou a importância do acompanhamento dos pais  no desempenho dos estudantes.

Ainda ofereceram orientações aos novos alunos, a bibliotecária Fernanda Ísis Correia sobre o acervo, horário e estrutura da biblioteca do campus e a psicóloga Lívia Teixeira que transmitiu  os procedimentos  do atendimento  de psicologia educacional que, segunda ela, inclui um atendimento psicológico.

O diretor-geral, Alexandre Bonfim, transmitiu orientações sobre horários de entrada e saída do campus, uso de fardamento e uniforme esportivo, completos e obrigatórios, cuidados com  material escolar e patrimônio da escola e sobre  a prática de combate ao bullying estimulado pelo campus. “Todos aqui serão respeitados em seus direitos. Nunca tivemos caso bullying e  não teremos”, disse Alexandre Bonfim.

Outra informação importante repassada aos alunos  foi a futura implantação do programa de alimentação escolar na unidade e que vai garantir alimentação a todos  os discentes.

Ao final da solenidade foram entregues os uniformes escolares àqueles estudantes que ainda não haviam recebido e, ainda, transmitidas outras orientações complementares.

As aulas no Campus Benedito Bentes começaram nesta sexta-feira (26) para todos os alunos da unidade de  ensino.

Mais fotos

Coordenadora de Política Estudantil, Alessandra VieiraCoordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira destacou a parceria família-escolaProfessores e  técnicos administrativos do campus

Bibliotecária Fernanda ìsisPsicóloga Lygia TeixeiraJuliana Costa, responsável pelo Napnes no campus