Notícias
Campus insere mais dez técnicos em Enfermagem no mundo de trabalho
O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inseriu no mundo do trabalho mais dez técnicos em Enfermagem, profissionais aptos a contribuir com o sistema de saúde em nível nacional. A solenidade de certificação ocorreu na noite de sexta-feira (15/8) no auditório da instituição federal de ensino, localizada na parte alta de Maceió e que contou com a presença de familiares, dirigentes, docentes, servidores técnicos administrativos e terceirizados.Com os certificados em mãos, esses profissionais estão capacitados para a realização de curativos, administração de medicamentos e vacinas, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais.Estão preparados ainda, para auxiliar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença e prestar assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos.
Durante a cerimônia, a mesa solene foi composta pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim Barros, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, pela coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira, pela coordenadora do curso técnico subsequente em Enfermagem, Talita Lúcio Chaves e pelas professoras Roseane de Sousa Nobre,Patricia Cavalcante de Sá Florêncio e Kaline Delgado de Almeida Gama.
A estudante Eliquetily Pinto dos Santos fez a leitura do juramento profissional e Gabriela Bessa foi a oradora da turma.
“Estamos aqui, não apenas para celebrar o ensinamento de uma etapa, mas para reconhecer e agradecer, profundamente, aqueles que estiveram conosco em cada parte dessa jornada, nossos professores.Vocês nos acolheram e nos mostraram que a enfermagem é muito mais que técnica. É cuidado, é olhar atento, é escuta sensível e é, acima de tudo, amor ao próximo. Nos ensinaram que um gesto pode salvar o dia de um paciente, que a empatia é tão importante quanto é um desenvolvimento bem realizado e que ética e respeito são fundamentos que jamais podem ser deixados de lado.Entre aulas teóricas, estágios, provas e simulações, aprendemos não apenas a fazer, mas a ser profissionais comprometidos, preparados e humanos. Hoje, entendemos que a enfermagem é uma profissão que exige coragem para agir, sensibilidade para ouvir e humildade para continuar sempre aprendendo.” disse a concluinte e oradora.
Homenagem a Florence Nightingale,
A cerimônia da lâmpada deu sequência à solenidade de certificação. A lâmpada foi adotada como símbolo da
enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplaca a dor e a solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada. Na Cerimônia da Lâmpada, uma tradição em escolas de enfermagem, os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho fazem o acendimento da lâmpada como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de formação.
Em seu discurso, a coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira disse que o Campus Benedito Bentes tem a honra de receber sempre a honra de receber cada vez mais e mais alunos com essa vontade para servir ao próximo. “Agradecemos a vocês por terem escolhido esta casa essa profissão e na certeza de que vocês vão buscar mais e querem mais.E que essa dedicação seja muito mais do que uma luz a guiar. E lembre sempre do que esses professores e todos nós fizemos por vocês neste caminho”, ressaltou.
A coordenadora do curso, Talita Chaves afirmou que os concluintes eram vitoriosos por não terem desistido durante a jornada.É um sentimento de orgulho e de gratidão. Sabemos que não foi fácil. Cada um teve suas dificuldades. Assim como uma mãe fica feliz com a formatura do filho, nossos corações ficam muito felizes com a formatura de vocês”, declarou a docente.O diretor geral do campus, Alexandre Bonfim congratulou-se com a turma e destacou a resiliência dos estudantes
. “Vocês ultrapassaram todas as barreiras e conseguiram chegar até esta noite de conclusão de curso. Nós estamos entregando para o mercado de trabalho pessoas que vão lidar com vidas. Portanto, nunca deixem de ser humanos. Nunca deixem de ter empatia por aquele paciente que precise de seus cuidados”, disse o dirigente que ainda recomendou aos concluintes a busca pela elevação pessoal, por meio de uma graduação e pós-graduação.
Novos (as) técnicos (as) em Enfermagem