Notícias
Campus Ifal Benedito Bentes realiza a etapa local dos Jogos das Instituições federais de ensino 2025
Competição acontece na quadra de esportes e prossegue até o próximo sábado
A cultura dos nove estados da região Nordeste recebeu uma homenagem especial durante a abertura dos Jogos das Instituições Federais 2025 - Etapa Local, solenidade que ocorreu na manhã desta segunda-feira (4/8) na quadra de esportes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A competição prossegue até sábado (9/8) em 13 modalidades.
A solenidade de abertura foi composta pela apresentação das turmas participantes, juramento dos atletas e acendimento da pira dos jogos. Dirigentes, professores, servidores técnicos administrativos e terceirizados participaram e deram suporte à comissão organizadora para a realizaçao do evento esportivo.A mesa solene foi composta pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas que representou o diretor-geral Alexandre Bonfim, pela chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pela coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira, pela coordenadora do curso técnico em Logística, Manuella Lyra e pela representante da comissão organizadora, professora Jordana Rangely.
O desfile das equipes deu início à cerimônia de abertura com apresentação dos alunos junto com madrinhas e padrinhos que foram docentes ou servidores. O primeiro ano A teve como madrinha Jéssica Raiane e Ilês Pereira, primeiro ano B, Wellington Manoel e Rafael; primeiro ano C, Flávio e Waldinês; primeiro ano D, MeijoresTenório; segundo ano A, Káthia Leite e Ricardo Ribeiro; segundo ano B, Marcos Roberto e Marcos Charles; segundo ano C, Max Manoel;terceiro ano A, Aristides Rodrigues e oterceiro ano B, Nicolas Menezes e Edilson Almeida.
Os jogos foram abertos pelo chefe do Departamento de Ensino Max Manhas.”Esperamos que tenhamos no final do ano
90% do empenho que vocês tiveram na preparação destes jogos. Desde o início do ano, há alunos treinando e ensaiando. É muito bonito ver vocês tão empenhados.E espero que esse empenho continue até o fim do ano”. disse o dirigente
A Alana Flávia do terceiro ano A e campeã estadual dos JIFs 2024 proferiu o juramento do atleta. Para a entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica foi convidada Yasmin Cabral, do segundo A. Atleta Ana Laura, do terceiro ano B acendeu a pira.


A professora Jordana Rangely, em nome da comissão organizadora, afirmou que desde a Grécia antiga os jogos olímpicos transcendem a cultura, o idioma e promovem a união."E aqui nossos jogos são integrados e interdisciplinares. Temos jogos inclusivos como o volei sentado". A docente destacou a atuação do professor Maurício Ricardy que, para ela, faz toda a engrenagem esportiva girar no campus.”Sejam todos bem vindos aos jogos internos”,ressaltou.
A coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira disse que é bom ver como os estudantes usam esta atividade para se fortalecerem e serem mais inteligentes.”Porque é para isso que servem os jogos”, declarou.A coordenadora do curso de Logística, Manuella Lyra, ex-atleta de basquetebol, afirmou que os momentos ficarão na lembranças dos alunos.
Danças
A primeira modalidade disputada foi a de dança com participação de todas as turmas inscritas nos JIFs-local. Uma comissão foi composta por três professores da área de cultura para julgar a apresentação das equipes. Os ritmos de cada estado da região Nordeste foram apresentados pelas turmas participantes como o coco-de-roda de Alagoas, o frevo e o maracatu, de Pernambuco, O axé,a capoeira da Bahia, além do xaxado e da quadrilha junina de Sergipe e da Paraíba.



No período da tarde ocorreram as partidas de voleibol. Nesta terça, ocorre a disputa de futebol de salão.
Acompanhe a tabela