Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus Ifal Benedito Bentes realiza a etapa local dos Jogos das Instituições federais de ensino 2025
conteúdo

Notícias

Campus Ifal Benedito Bentes realiza a etapa local dos Jogos das Instituições federais de ensino 2025

Competição acontece na quadra de esportes e prossegue até o próximo sábado

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 05/08/2025 10h16, última modificação: 05/08/2025 10h16
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Juramento dos atletas

Juramento dos atletas

A cultura dos nove estados da região Nordeste recebeu uma homenagem especial durante a abertura dos Jogos das Instituições Federais 2025 - Etapa Local, solenidade que ocorreu na manhã desta segunda-feira (4/8) na quadra de esportes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A competição prossegue até sábado (9/8) em 13 modalidades.

A solenidade de abertura foi composta pela apresentação das turmas participantes, juramento dos atletas e acendimento da pira dos jogos. Dirigentes, professores, servidores técnicos administrativos e terceirizados participaram e deram suporte à  comissão organizadora para a realizaçao do evento esportivo.A mesa solene foi composta pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas que representou o diretor-geral Alexandre Bonfim, pela chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pela coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira, pela coordenadora do curso técnico em Logística, Manuella Lyra e pela representante da comissão organizadora, professora Jordana Rangely.

O desfile das equipes deu início à cerimônia de abertura  com apresentação dos alunos junto com madrinhas e padrinhos que foram  docentes ou servidores. O primeiro ano A teve como madrinha  Jéssica Raiane e Ilês Pereira, primeiro ano B, Wellington Manoel e Rafael; primeiro ano C, Flávio  e Waldinês; primeiro ano D, MeijoresTenório; segundo ano A, Káthia Leite e Ricardo Ribeiro; segundo ano B, Marcos Roberto e Marcos Charles; segundo ano C, Max Manoel;terceiro ano A, Aristides Rodrigues e oterceiro ano B, Nicolas Menezes e Edilson Almeida.

Os jogos foram abertos pelo chefe do Departamento de Ensino Max Manhas.”Esperamos que tenhamos no final do anoJogos são declarados abertos pelo chefe do Departamento de Ensino Max Manhas 90% do empenho que vocês tiveram na preparação destes jogos. Desde o início do ano, há alunos treinando e ensaiando. É muito bonito ver vocês tão empenhados.E espero que esse empenho continue até o fim do ano”. disse o dirigente

 

 

A Alana Flávia  do terceiro ano A e campeã estadual dos JIFs 2024 proferiu  o juramento do atleta. Para a entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica foi convidada Yasmin Cabral, do segundo A. Atleta Ana Laura, do terceiro ano B acendeu a pira.

Acendimento da pira dos jogos

A professora Jordana Rangely, em nome da comissão organizadora, afirmou que desde a Grécia antiga os jogos olímpicos transcendem a cultura, o idioma e promovem a união."E aqui nossos jogos são integrados e interdisciplinares. Temos jogos inclusivos como o volei sentado". A docente destacou a atuação do professor Maurício Ricardy que, para ela, faz toda a engrenagem esportiva girar no campus.”Sejam todos bem vindos aos jogos internos”,ressaltou.

A coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira  disse que é bom ver  como os estudantes usam esta atividade para se fortalecerem e serem mais inteligentes.”Porque é para isso que servem os jogos”, declarou.A coordenadora do curso de Logística, Manuella Lyra, ex-atleta de basquetebol,  afirmou que os momentos ficarão na lembranças dos alunos.

Danças

A  primeira modalidade  disputada foi a de dança com participação de todas as turmas inscritas nos JIFs-local. Uma comissão foi composta por três professores da área de cultura para julgar a apresentação das equipes. Os ritmos de cada estado da região Nordeste foram apresentados pelas turmas participantes como o coco-de-roda de Alagoas, o frevo e o maracatu,  de Pernambuco, O axé,a capoeira da Bahia, além do xaxado e da quadrilha junina de  Sergipe e da Paraíba.

 

No período da tarde ocorreram as partidas de voleibol. Nesta terça, ocorre a disputa de futebol de salão.

Acompanhe a tabela