Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus favorece egressos do sistema prisional com curso de Higienista de Serviços de Saúde

Alunos receberão bolsa de R$ R$ 831,80 e estágio supervisionado em ambiente hospitalar

publicado: 04/02/2022 11h30, última modificação: 07/02/2022 18h13
Exibir carrossel de imagens Solenidade da aula-inaugural do curso técnico de Higienista de Serviços de Saúde

O campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sediou na segunda-feira (31/01) a aula inaugural do curso de Higienista de Serviços de Saúde ofertado pela unidade como componente do Projeto Alvorada, uma ação de inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão do Ifal. A iniciativa tem o aporte financeiro do Ministério da Segurança Pública, por intermédio do Departamento Penitenciário Nacional – Depen e a parceria da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social – Seris.

Vinte alunos participam do curso, os quais foram, na ocasião, apresentados aos professores, tutores e coordenadora de estágio, além de receberam orientações sobre o o apoio pedagógico- administrativo e foram beneficiados com distribuição de fardamento e material didático. O ato solene ocorreu no ginásio de esportes do campus da parte alta de Maceió.

Durante a cerimônia, compuseram a mesa solene, o diretor-geral do campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, a coordenadora de Projetos de Extensão da Proex, Jaqueline Gomes, representando a Pró-reitoria de Extensão, o gestor administrativo do projeto, Maurício Caldas, a coordenadora de Política Estudantil do campus, Alessandra Vieira e a chefe da Reintegração, Ten. PM Jackeline Leandro, representando a Seris. Participaram também da solenidade assistentes sociais e psicólogas do Escritório Social, responsável pela seleção, além dos próprios professores do Ifal.

Para a coordenadora, Jaqueline Gomes “o Ifal oferta este curso de qualificação profissional e amplia o cumprimento da sua função social, colaborando de maneira significativa para a ressocialização de pessoas que, dessa forma, passarão a contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento local e regional”.

Além da recepção de alunos e apresentação dos professores, foram repassadas aos participantes todas as instruções quanto às recomendações sanitárias utilizadas pela unidade de ensino do Ifal para conter o contágio pela Covid-19.Os alunos também foram apresentados à assistente social que faz parte da equipe executora do projeto.

O curso tem duração de oito meses (500 horas), com aulas presenciais no turno matutino Durante a capacitação, os alunos receberão uma bolsa de R$ 831,80 e, transposto o período de aulas teóricas, vão passar por estágio supervisionado – e que será oferecido em ambiente hospitalar.