Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus dá salto de qualidade na aprovação de projetos de pesquisas

Campus dá salto de qualidade na aprovação de projetos de pesquisas

Trabalhos científicos aprovados em editais de programas de iniciação científica crescem de três em 2023 para 18 em 2024

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 23/09/2024 16h37, última modificação: 25/09/2024 10h40
Exibir carrossel de imagens foto cedida Aprovados no Mildset, trabalho científico do Campus Benedito Bentes representará o Ifal no México

O Campus Benedito Bentes registrou neste ano um salto qualitativo de aprovação de projetos de pesquisas submetidos aos editais referentes aos programas de iniciação científica e tecnológica em relação a 2023. Dados da Coordenação de Pesquisa da unidade do Ifal na parte alta de Maceió registram que 18 projetos foram aprovados, sendo seis com bolsas estudantis e oito sem bolsas. Adicionalmente, foram aprovados 2 projetos com bolsa vinculados ao Professor André Sueldo, do programa de mestrado, e 2 projetos sem bolsa..

Este número fez com que o campus tivesse a maior delegação entre os campi do Ifal que participaram do último Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), ocorrido em agosto em Belém do Pará. Segundo o coordenador de Pesquisa do campus, Ricardo Ribeiro, a Coordenação de Pesquisa e Inovação desempenhou um papel fundamental nesse resultado, atuando diretamente com estudantes e servidores para incentivar a participação nos editais supracitados. “Nesse sentido, foram realizadas oficinas voltadas para os estudantes, sendo a primeira destinada a detalhar os fundamentos da pesquisa científica no âmbito da Rede Federal e a segunda focada na escrita de projetos científicos. Para os servidores, foram organizadas rodas de dúvidas e incentivos para a submissão de propostas”, explicou o docente.

Estudantes participaram do Seminário de Administração da USP

No ano passado, apenas três projetos foram aprovados e o registro de aumento de 500% neste ano reflete o esforço conjunto da coordenação e dos participantes no fortalecimento da pesquisa científica, conforme relatou o coordenador, Os resultados da ampliação dos projetos de pesquisa no campus já provocam já provocam um efeito positivo para a área de pesquisa do campus a partir da convocação de estudantes para apresentação em eventos científicos nacional e internacional como ocorrem com o trabalho científico das estudantes Rossany Raissa Souza Clemente (bolsista), Júlia Emily de Souza Santos e Maria Rebeca Ferreira da Silva (voluntárias), do 3º ano A, do curso técnico integrado em Logística, intitulado “Participação Cidadã nas Cidades Sustentáveis e Inteligentes: identificando mecanismos nas cidades brasileiras” que foi aprovado pela comissão organizadora e será apresentado no 27º Seminário de Administração (SemeAd) promovido da Universidade de São Paulo (USP) que ocorrerá, de forma híbrida, no período de 6 a 8 de novembro deste ano, bem como os dois trabalhos dos estudantes do terceiro ano do mesmo curso que foram premiados na feira científica Expo Milset Brasil e vão representar a instituição em eventos científicos na Argentina e México. As estudantes Maria Beatriz de Oliveira, Isis Caminha Brandão e Marina Madeiros e o estudante Pedro Henrique da Silva, todos do terceiro ano B, tiveram  projetos credenciados para participação nessas feiras internacionais.

O professor Diego da Guia, que orienta as estudantes no evento científico, explicou que  se trata de uma feira para exposição de projetos de ciências, tecnologia, artes e inovação, com o intuito de incentivar e popularizar a ciência entre os jovens. ”Por se tratar de uma organização internacional, possui edições e feiras parceiras ao redor de todo o mundo, promovendo o intercâmbio cultural e científico entre estudantes de diversos países e continentes”, afirmou o docente do Campus Benedito Bentes.

O professor Diego da Guia afirmou que “esse resultado é motivo de grande orgulho para nós, por estarmos representando o Ifal, o Campus Benedito Bentes e nosso estado, em eventos científicos tão significativos. Foi um momento muito emocionante, que ficará marcado na vida de nossas alunas. Participamos com dois projetos (RECOMP e LILA), e fechamos de forma emocionante sendo premiados com credenciamentos internacionais para a Infomatrix Argentina e para a Expo Ciências Nacional do México, respectivamente, ressaltou o docente.

O professor Luiz Félix, orientador das estudantes que apresentarão trabalhos no SemeAd se mostrou bastante orgulhoso com o desempenho das alunas. “Esse é um congresso consolidado na área de administração e recebe, majoritariamente, mestrandos e doutorandos e, conseguimos colocar nossa pesquisa nesse evento científico”, ressaltou o docente.

Conheça os projetos de pesquisas do Campus Benedito Bentes.