Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus certifica a segunda turma do curso técnico em Enfermagem
conteúdo

Notícias

Campus certifica a segunda turma do curso técnico em Enfermagem

Mais 13 profissionais são colocados à disposição do mercado de trabalho pela unidade de ensino do Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 26/04/2021 14h56, última modificação: 26/04/2021 14h56
Exibir carrossel de imagens Reprodução Alunos prestam juramento durante solenidade

Alunos prestam juramento durante solenidade

O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) certificou no início da noite de sexta-feira (23) a segunda turma do curso técnico subsequente em Enfermagem. A solenidade ocorreu em modo online, devido à pandemia do coronavírus e registrou momentos de lembranças das aulas presenciais, homenagens entre estudantes e professores e muitos incentivos  aos novos profissionais por parte dos gestores do Instituto presentes ao evento. A cerimônia foi presidida pelo reitor Carlos Guedes que foi acompanhado, na composição da mesa virtual solene pela pró-reitora de Ensino em exercício, Elizabeth Duarte, pela chefe do Departamento de Educação Básica, Patricia Borsato,  pelo diretor-geral do campus Alexandre Bonfim, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Paulo Manhas, pela chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pela professora Patrícia Cavalcante, representando a Coordenação do curso técnico em Enfermagem.

Treze alunos foram certificados na Turma denominada professora Roberta Carozo, docente homenageada pelo corpoRoberta Carozo, professora homenageada pelos concluintes do curso técnico em Enfermagem (Reprodução) discente e que, em seu discurso, se mostrou emocionada com a iniciativa dos estudantes. “Estou feliz e emocionada por compartilhar esse momento com vocês. Considero essa escolha como uma forma de avaliação do meu trabalho como docente. Somos um timaço e estamos trabalhando por uma enfermagem e um SUS fortes”, declarou Roberta Carozo. Ao falar sobre os desafios dos novos profissionais, a docente citou que “quando  a gente vai buscar o significado da  palavra crise  a gente vê que ela significa também com riscos e oportunidades. “A declaração que quero deixar para você, hoje, é que não percam a oportunidade de direcionar as ações para os valores que nós acreditamos e que nós passamos para vocês durante esses dois anos. Lutem pela Enfermagem, não tenham medo. Pratiquem  coragem. E às vezes, que esse medo surgir, que ele seja um impulsionador dessa coragem”, prosseguiu a professora.

A aluna Tainá Kácia da Silva Guedes leu o juramento da turma Juramento de Enfermagem, regulamentado pela Thainá - hora do juramentoResolução Nº 218, de 09/06/1999, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

A representante da Coordenação do curso técnico em Enfermagem, Patrícia Cavalcante afirmou que os alunos concluem o curso no momento em  que a sociedade no mundo precisa de profissionais de qualidade. “Nós vamos nos encontrar nos campos de práticas e teremos orgulho de dizer que vocês foram nossos alunos”, acrescentou.

A chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines desejou sucesso aos estudantes e sugeriu que voltem à instituição para continuar os estudos em um degrau maior. “Estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, disse.

O chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Paulo Manhas congratulou-se com os concluintes e lembrou da ação desenvolvida pelo departamento e a coordenação do curso para que  os estudantes fossem registrados no conselho regional da categoria. “A nossa função é estar aqui para servir”, acentuou Max

A chefe do  Departamento de Educação Básica da Proen, Patrícia Borsato fez uma  reverência aos profissionais da área de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19 e lembrou que, embora não seja da área de Saúde, participou da construção do projeto pedagógico do curso técnico em Enfermagem. Elizabeth Duarte, pró-reitora de Ensino em exercício, declarou em discurso que “esses estudantes nos enchem de esperança no sentido de “esperançar,” não na acepção de  esperar que as coisas aconteçam, mas na esperança no conteúdo com relação à coragem e ao enfrentamento da vida”, enfatizou.

Homenagens

A oradora da turma, Jadiele Alves leu o discurso com homenagens aos dirigentes do Ifal, aos professores  e aos servidores terceirizados e efetivos. “No início de nossa jornada, por acreditarmos que tínhamos escolhido a Enfermagem, achávamos que os cálculos não estariam presentes .Até que nos foi apresentado os cálculos de medicação. Outrora nunca pensamos que haveria tantas informações atreladas a um único medicamento”, declarou a oradora. Ao homenagear os servidores  e as servidoras, Fernanda Isis (bibliotecário), Patrícia (terceirizada), Ilês (recepcionista) e Nicolau (terceirizado) a oradora reforçou: “o trabalho de vocês foi essencial em nosso caminhar para todos nós. Desejamos a vocês a sorte de uma vida  tranquila e repleta de saúde".

O diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim  afirmou, em discurso, que os estudantes da turma de Enfermagem foramDiretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim bastante resilientes."Vocês passaram em uma seleção mais concorrida que a de um curso de Medicina. Na primeira seleção tivemos 15 vagas e  2000 inscritos. A seleção de vocês teve 18 vagas e mais de 1800 inscritos. Vocês superaram todas as dificuldades possíveis. Uma boa notícia é que a turma anterior está toda empregada e agora estamos colocando a vocês no mercado, disse  Alexandre Bonfim que  também prestou, na ocasião, uma  homenagem a todos os servidores do campus.

Reitor Carlos GuedesO reitor Carlos Guedes disse esperar que todos estejam bem, diante do cenário adverso, na esperança por dias melhores. “Com essa profissão tão nobre que é ajudar a cuidar das pessoas, essa certificação é o momento mais aguardado e marca a realização de um sonho, importante na formação  acadêmica para vocês”, afirmou.

A coordenadora de Assistência Estudantil, Alessandra Vieira, também mestre de cerimônia durante o evento,  destacou a importância do momento já que também é enfermeira e técnica em Enfermagem. “É uma vitória, apesar de toda a dificuldade provocada pela pandemia  e que resultou nas aulas remotas. Vocês estão vivenciando um momento único na história de vocês e diante da guerra biológica que estão passando, vocês estão prontos para encarar a batalha”.

Relação dos  concluintes do curso técnico subsequente em Enfermagem - CAMPUS BENEDITO BENTES