Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus Benedito completa cinco anos com oferta de ensino profissional gratuito e de qualidade

Unidade de ensino da parte alta de Maceió se associa ao desenvolvimento social e econômico do bairro mais populoso da capital e das áreas adjacentes

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 25/11/2021 09h14, última modificação: 25/11/2021 09h14
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Campus do Ifal no Benedito Bentes atende a uma antiga aspiração da comunidade da parte alta de Maceió

O Campus Avançado Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) completa nesta quinta-feira  (25) cinco anos de atuação na parte alta da capital alagoana. É o segundo campus da instituição federal de ensino da capital alagoana e foi implantado em 2016 em cumprimento a uma antiga reivindicação da comunidade do bairro mais populoso do município.

A unidade de ensino oferta, atualmente, dois cursos técnicos subsequentes em Enfermagem e em Logística (requisito conclusão do ensino médio) e,, a partir de janeiro de 2022, oferecerá o curso de Logística, integrado ao ensino médio e destinado a  estudantes que atendam ao requisito mínimo  de conclusão do ensino fundamental.As inscrições estão abertas, de forma gratuita e podem ser feitas pelo site exame.ifal.edu.br.

Parceria no atendimento à saúde da  comunidadeEm cinco anos, o campus do Ifal tem registrado crescimento em suas ações, associadas ao crescimento socioeconômico da região administrativa de Maceió, onde a unidade de ensino está localizada. O bairro Benedito Bentes, aos poucos, vem se tornando um polo industrial da capital alagoana como  também uma referência no atendimento à saúde pública e pelas  instalações de novas unidades hospitalares em seu entorno. Esse dinamismo se associa à oferta de ensino técnico no campus, por intermédio dos cursos de Logística e Enfermagem, duas áreas bastante requisitadas no mundo global, durante esse momento crítico de pandemia.

A inauguração do campus ocorreu em 25 de novembro de 2016 em solenidade ocorrida no pátio da escola com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, do então secretário estadual da Educação, Luciano Barbosa, da secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Neves Braga e representantes de entidades governamentais e não-governamentais, servidores e estudantes.

Histórico

A discussão em torno da implantação de um campus no bairro Benedito Bentes teve início durante o processo da expansão da rede federal de educação em 2007. O então reitor Roland Gonçalves, na ocasião, recebeu lideranças comunitárias da localidade com o intuito de serem contempladas com a unidade de ensino. A proposta  chegou a ser levada ao Ministério da Educação mas, por opção política, o ministério preferiu  ampliar o processo de interiorização dos institutos federais, além de que a presença do Campus Maceió pesou na decisão contrária.

O planejamento para a presença do instituto, no bairro mais populoso de Maceió,  com cerca de 200 mil habitantes, foiSolenidade de inauguração do campus no dia 25 de novembro de 2016 (foto: Secom/AL) iniciado em 2015, quando o Governo do Estado cedeu ao Ifal uma escola modulada construída na comunidade. A transmissão do espaço ocorreu no primeiro semestre  de 2016, quando as chaves do espaço educacional foram repassadas à Reitoria. As atividades foram iniciadas em setembro daquele ano  com a oferta dos cursos de Camareira em Meios de Hospedagem, Agente de Alimentação Escolar, Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Garçom, Pintor de Obras Imobiliárias, Garçom, Combates de Endemias, Higienista em Serviços de Saúde, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, todos vinculados ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A unidade de ensino do Ifal também sediou o primeiro curso técnico para o público LGBT, o primeiro do Brasil.

A unidade do Ifal está situada na avenida Cachoeiro do Meirim em um espaço destinado a um complexo de cinco escolas públicas. O espaço cedido tem 12.467 metros quadrados, sendo 91 metros de frente e 137 de fundo e dispõe de doze salas de aulas, dois laboratórios, salas de multimídia e de línguas estrangeiras, coordenação, secretaria, cozinha, salas dos professores, espaço de convivência, cozinha, um campo de futebol society e um ginásio de esportes coberto.

O campus é dirigido pelo professor Alexandre Bonfim e cerca de 60 servidores, entre técnicos administrativos e docentes integram o quadro funcional. Mais de 120 estudantes  são atendidos pela unidade de ensino do Ifal.