Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus Benedito Bentes entrega primeiro certificado do mestrado em Educação Profissional

Frantchesco Porciúncula Dias Pinto apresentou como produto educacional o uso das geotecnologias nas aulas de Geografia dos cursos técnicos de ensino médio integrado

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 24/08/2020 12h59, última modificação: 24/08/2020 12h59
Divulgação Frantchesco Porciúncula Dias Pinto, primeiro mestre em Educação Profissional a receber diploma.

Frantchesco Porciúncula Dias Pinto foi o primeiro aluno do curso de mestrado em Educação Profissional a receber o certificado de mestre emitido pelo Campus Benedito Bentes do Ifal (Instituto Federal de Alagoas). Ele defendeu no dia 1º de julho deste ano, o produto educacional “Oficina Google Earth Pro - Ferramentas e Aplicações Ambientais” e a dissertação sob o tema “Uso de Geotecnologias no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente; uma aplicação nas aulas de Geografia”, sob a orientação  da professora Ana Paula Santos de Melo Fiori (Ifal) que compôs a banca examinadora com os professores André Suêldo Tavares de LIma (Ifal), Michely Inês Prado de Camargo Libos (Ifal) e Deise Juliana Francisco. O certificado foi entregue pelo diretor-geral do Campus, Alexandre Bonfim e pela servidora Juliana Costa da Secretaria da Coordenação do Mestrado Profept/Ifal.

Frantchesco Pinto é alagoano e, atualmente é professor efetivo do Ifam (Instituto Federal do Amazonas).Em um vídeo de seis minutos publicado nesta segunda-feira (24), o docente  explica que as geotecnologias se colocam como grande aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Ao utilizar a ferramenta Google Earch  (Google Terra), o agora mestre, apresenta no vídeo-oficina como baixar e utilizar  as ferramenta de geoprocessamento, disponibilizadas, gratuitamente pela plataforma de pesquisa.

De acordo com o projeto educacional, disponível no Educapes, ao trabalhar as ferramentas utilizadas espera-se que sejam desenvolvidos como saberes geográficos para os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio Integrado,  a aprendizagem em  fundamentos da cartografia. escala, projeções cartográficas.cartografia temática, impactos ambientais,interferências humanas nos ecossistemas e a importância da questão ambiental; quanto aos alunos da 2ª série do ensino médio Integrado a intenção é transmitir o conhecimento digital sobre a urbanização mundial, rede e hierarquia urbana, metropolização e os problemas sociais urbanos; Na 3ª Série do Ensino Médio Integrado, aspectos como  a formação do território brasileiro. Brasil, as dinâmicas territoriais e econômicas, os principais problemas ambientais de ocorrência no Brasil e presentes no plano de ensino de última fase do curso técnico, são os focos de aprendizagem oferecidos por meio  do  Google Earth.

Assista o vídeo disponibilizado no YouTube:

Produto Educacional - Oficina de introdução as geotecnologias nas aulas de geografia - UNIDADE 1

Nove alunos da primeira turma do Profept-Ifal, referente ao segundo semestre de 2018, já defenderam o produto educacional e apresentaram a dissertação à banca examinadora, em uma sequência que começou em março deste ano por meio de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.Todos  serão também certificados pelo Campus Benedito Bentes.