Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus Benedito Bentes entrega primeiro certificado do mestrado em Educação Profissional
conteúdo

Notícias

Campus Benedito Bentes entrega primeiro certificado do mestrado em Educação Profissional

Frantchesco Porciúncula Dias Pinto apresentou como produto educacional o uso das geotecnologias nas aulas de Geografia dos cursos técnicos de ensino médio integrado

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 24/08/2020 12h59, última modificação: 24/08/2020 12h59
Divulgação Frantchesco Porciúncula Dias Pinto, primeiro mestre em Educação Profissional a receber diploma.

Frantchesco Porciúncula Dias Pinto, primeiro mestre em Educação Profissional a receber diploma.

Frantchesco Porciúncula Dias Pinto foi o primeiro aluno do curso de mestrado em Educação Profissional a receber o certificado de mestre emitido pelo Campus Benedito Bentes do Ifal (Instituto Federal de Alagoas). Ele defendeu no dia 1º de julho deste ano, o produto educacional “Oficina Google Earth Pro - Ferramentas e Aplicações Ambientais” e a dissertação sob o tema “Uso de Geotecnologias no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente; uma aplicação nas aulas de Geografia”, sob a orientação  da professora Ana Paula Santos de Melo Fiori (Ifal) que compôs a banca examinadora com os professores André Suêldo Tavares de LIma (Ifal), Michely Inês Prado de Camargo Libos (Ifal) e Deise Juliana Francisco. O certificado foi entregue pelo diretor-geral do Campus, Alexandre Bonfim e pela servidora Juliana Costa da Secretaria da Coordenação do Mestrado Profept/Ifal.

Frantchesco Pinto é alagoano e, atualmente é professor efetivo do Ifam (Instituto Federal do Amazonas).Em um vídeo de seis minutos publicado nesta segunda-feira (24), o docente  explica que as geotecnologias se colocam como grande aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Ao utilizar a ferramenta Google Earch  (Google Terra), o agora mestre, apresenta no vídeo-oficina como baixar e utilizar  as ferramenta de geoprocessamento, disponibilizadas, gratuitamente pela plataforma de pesquisa.

De acordo com o projeto educacional, disponível no Educapes, ao trabalhar as ferramentas utilizadas espera-se que sejam desenvolvidos como saberes geográficos para os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio Integrado,  a aprendizagem em  fundamentos da cartografia. escala, projeções cartográficas.cartografia temática, impactos ambientais,interferências humanas nos ecossistemas e a importância da questão ambiental; quanto aos alunos da 2ª série do ensino médio Integrado a intenção é transmitir o conhecimento digital sobre a urbanização mundial, rede e hierarquia urbana, metropolização e os problemas sociais urbanos; Na 3ª Série do Ensino Médio Integrado, aspectos como  a formação do território brasileiro. Brasil, as dinâmicas territoriais e econômicas, os principais problemas ambientais de ocorrência no Brasil e presentes no plano de ensino de última fase do curso técnico, são os focos de aprendizagem oferecidos por meio  do  Google Earth.

Assista o vídeo disponibilizado no YouTube:

Produto Educacional - Oficina de introdução as geotecnologias nas aulas de geografia - UNIDADE 1

 

Nove alunos da primeira turma do Profept-Ifal, referente ao segundo semestre de 2018, já defenderam o produto educacional e apresentaram a dissertação à banca examinadora, em uma sequência que começou em março deste ano por meio de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.Todos  serão também certificados pelo Campus Benedito Bentes.