Notícias
Campus Benedito Bentes abre edital de Auxílio-Conectividade
Para se inscrever, o estudante deverá preencher um formulário sócioeconômico
O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou nesta quarta-feira (21) o edital número 03 deste ano referente ao Programa Auxílio Permanência; Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados que possibilita condições para o acesso à permanência com qualidade e a conclusão, com êxito, dos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados, subsequentes e superior. O edital estabelece 100 vagas para estudantes no programa Auxílio- permanência, sendo o valor de R$ 130. Já o Auxílio-Conectividade que consiste na doação ou cessão de tablet está previsto um cadastro de reserva, enquanto o projeto Alunos Conectados Dados Móveis que cede chips das operadoras Claro e OI, os alunos serão contemplados de acordo com a demanda.
Para realizar a inscrição o/a estudante deverá preencher o Questionário Socioeconômico disponível no link https://forms.gle/Hec9BEtq7t1iYcBh7, no site do campus (www.beneditobentes.ifal.edu.br).
Para mais informações, acesso o Edital
O que é Auxílio-permanência
O Programa de Auxílio Permanência (PAuP) vinculado ao Serviço Social, caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades.
O Auxílio Conectividade tem por finalidade proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional, propiciando a comunicação, orientação e interação de forma remota, para atender situação emergencial em razão da pandemia da COVID-19 e suas repercussões, com o intuito de reduzir o distanciamento entre as/os estudantes e o IFAL. Enquanto, o Projeto Alunos Conectados tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponibilização e monitoramento de pacote de dados, para alunos/as das IFES e IFs em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do Campus de sua instituição de ensino.
Nos programas Auxílio Permanência e Projeto Alunos Conectados, o público-alvo são estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente, com renda per capita até um salário mínimo e meio vigente. O Auxílio-Conectividade engloba estudantes, prioritariamente em condições de vulnerabilidade socioeconômica que não possuem internet residencial, têm dificuldades financeiras para manutenção do serviço de internet existente.