Notícias
Campus Benedito Bentes abre a 3ª Mocibe e comemora 8 anos de implantação
Solenidade contou com a presença de autoridades federais, estaduais e dirigentes do ifal
Evento científico prossegue até esta sexta-feira no Campus Benedito Bentes
A Mostra Científica do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Mocibe) foi aberta na manhã desta quinta-feira (9/01) em solenidade realizada na quadra de esportes da instituição ensino com a presença de dirigentes do Ifal e da unidade de ensino, docentes, técnicos administrativos, estudantes e autoridades convidadas. Na ocasião, comemorou-se o oitavo aniversário de implantação do campus do Ifal na parte alta de Maceió. Esta é a terceira edição do evento que foi iniciado no primeiro semestre do ano passado.
A solenidade foi presidida pelo representante do reitor, o pró-reitor de Administração, Everton Andrade que compôs a mesa de honra junto com o diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, a representante da Pró-reitoria de Ensino, Patricia Borsato, a representante da Pró-reitoria de Extensão, Betânia Villar. Estiveram presentes ainda o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) e o deputado estadual, Silvio Camelo (PV), líder do governo na Assembleia Legislativa, o vereador Silvio Camelo Filho (PV) e diretores-gerais Éder Souza (Marechal Deodoro),Sandra Ferraz (Maragogi), Rodrigo Oliveira (Murici), Thales Pantaleão ( Santana do Ipanema), Valdomiro Odilon (Viçosa), Marcos Freire (representando o campus Rio Largo).O Campus Benedito Bentes foi representado na mesa solene pelo diretor-geral Alexandre Bonfim, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, pela Chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pelo coordenador de Pesquisa, Ricardo Ribeiro, pela coordenadora pedagógica Rosângela Cerqueira, pela coordenadora de Apoio Acadêmico, Alessandra Vieira, pela coordenadora do curso técnico em Logística, Alessandra Vieira, pelo coordenador do curso de especialização em Desenvolvimento Organizacional, André Leite, pela coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Talita Lúcio e pelo coordenador do Mocibe, Diego da Guia. A aluna Marina Madeiro que recebeu a medalha de honra em uma feira científica no México representou os estudantes.A prática de bom relacionamento com a comunidade, exercida pelo Campus Benedito Bentes, proporcionou a participação, no evento, de representações do bairro como, o capitão Hamul, subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, do major Anderson Barros, da Seção do Serviço de Informação ao Cidadão da PM, do capitão Costa Filho, comandante do Programa Ronda nos Bairros, além de Claudionor Andrade que, na condição de diretor da Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, representou todos os gestores escolares na região.
O Mocibe é um evento científico institucional que tem como objetivo promover e compartilhar com a comunidade os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo do ano por servidores e estudantes e que foram aprovados em congressos acadêmicos ou publicados em revistas científicas.
O primeiro pronunciamento foi do presidente da comissão organizadora do Mocibe, Diego da Guia, que apresentou os objetivos do evento científico e o que a mostra representa para os alunos e alunas como instrumento de transformação social. Na sequência, discursou a aluna Marina Madeiro que destacou a experiência estudantil vivida no final do ano passado, quando representou o Ifal na ExpoCiências, considerado o maior evento científico do México, realizado na cidade de Tabasco e que foi agraciada com a medalha de honra pelo trabalho “Lila: uma ferramenta de apoio ao combate ao assédio, bullying e racismo no ambiente escolar” produzido com a aluna Maria Isis Caminha Brandão. Fizeram pronunciamento ainda, os parlamentares Rafael Brito e Silvio Camelo e ambos destacaram o Ifal como instituição de transformação social por intermédio da educação profissional e tecnológica.
A representante da pró-reitor de Ensino, Patrícia Borsato demonstrou satisfação em retornar ao campus, da qual é professora e reforçou o apoio do Departamento de Ensino em proporcionar momentos de evolução dos estudantes, por meio de uma política estudantil que os faça crescer.
Durante discurso, o diretor-geral Alexandre Bonfim agradeceu aos parlamentares presentes pelo empenho em regularizar o prédio onde funciona o campus e agradeceu a todos os funcionários efetivos e terceirizados. “Temos aqui além de um corpo docente extremamente qualificado e também técnicos administrativos extremamente qualificados”, ressaltou o dirigente.
O representante do reitor, Everton Andrade destacou a política de assistência estudantil implementada pelo Ifal e que garante, segundo ele, ocasiões como a da aluna Marina Madeiro de representar a instituição no exterior. “Hoje o Ifal oferece 70% de suas vagas para estudantes oriundos das escolas públicas para que tenhamos exemplos como esses”, salientou o dirigente do Ifal. Everton também se referiu, em seu discurso, ao empenho dos parlamentares presentes para que o Governo do Estado, por meio de uma parceria com o Ifal garantisse a construção de três unidades no interior, iniciativa, considerada por ele, como pioneira que são as unidades de Batalha, Rio Largo e Santana do Ipanema e destacou os avanços obtidos pelo campus ao longo de seus oito anos.
Certificação de mérito científico
A cerimônia prosseguiu com a entrega de certificados de honra ao mérito científico a alunos e servidores que se destacaram no ano de 2024, incluindo a delegação que participou com Congresso Norte/ Nordeste e Pesquisa e Inovação, realizado em Belém do Pará, em novembro passado composta pelo maior número de integrantes entre docentes e estudantes entre todos os campi do Ifal, além das alunas premiadas em âmbito internacional.
O ato solene foi encerrado com o canto de parabéns e a apresentação de bolo de aniversário que ocorreu em 25 de novembro do ano passado, mas foi comemorado durante este que é o mais importante evento científico do Campus Benedito Bentes. A banda do programa Ronda no Bairro, da Polícia Militar também marcou presente apresentando repertório de música popular brasileira.
No período da tarde, a programação do Mocibe com uma palestra de Lucas Paiva sobre o tema "Construindo seu Tutor de Estudos com Inteligência Artificial" seguida da apresentação dos componentes da Bandabê, formada por estudantes do campus, apresentação de trabalhos, inscritos e da peça Hamlet Júnior, encenada pelo Artifal - Campus Benedito Bentes.
A programação prossegue nesta sexta-feira (1O) com apresentação de trabalhos e feira de negócios.
Mais imagens
Confira a programação do Mocibe