Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus anuncia edital para Programa Auxilio Permanência, Auxílio Conectividade e Alunos Conectados

Ao ser inscrever, estudantes interessados devem preencher questionário sócioeconômico

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 15/02/2022 18h45, última modificação: 15/02/2022 18h45

A Direção-geral do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas publicou nesta terça-feira (15) o edital unificado número 01/2022  que  torna público, a seleção de estudantes para o Programa  Auxílio Permanência (PAuP), o Auxílio Conectividade e o projeto Alunos Conectados destinados aos alunos com matrículas  ativas nos cursos presenciais da unidade de ensino. O período de inscrição  teve início nesta terça-feira (15) e se estende até o dia  28 de fevereiro deste ano (segunda-feira) e, neste período, os interessados devem  preencher o questionário socioeconômico disponível no link https://forms.gle/mJcjQ8REj1kJ3cir6 (clique) no site do Campus Benedito Bentes.

O edital contemplará no  Auxílio Permanência, o valor de R$ 130,00 e a disponibilidade é para 100 vagas. O Auxílio Conectividade será a doação  ou cessão de tablet e o Alunos Conectados, os alunos serão contemplados com chip das operadoras Claro ou Oi.

Para obter informações mais detalhadas consulte o edital. (clique)

A finalidade dessas ações de assistência estudantil é possibilitar condições para o acesso, a permanência com qualidade e a conclusão com êxito das/os estudantes regularmente matriculados/as, em cursos presenciais de nível médio – nas formas integrado e subsequente – e de nível superior.

O Programa de Auxílio Permanência (PAuP) vinculado ao Serviço Social, caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Poderão ser contempladas/os com o Auxílio Permanência estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente, com renda per capita até um salário mínimo e meio vigente.

O Auxílio Conectividade tem por finalidade proporcionar às/aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional, propiciando a comunicação, orientação e interação de forma remota, para atender situação emergencial em razão da pandemia da COVID-19 e suas repercussões, com o intuito de reduzir o distanciamento entre as/os estudantes e o Ifal.

O Projeto Alunos Conectados tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponibilização e monitoramento de pacote de dados, para alunos/as das IFES e IFs em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do Campus de sua instituição de ensino.

O Projeto Alunos Conectados tem por finalidade o fornecimento, por meio de operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponibilização e monitoramento de pacote de dados, para alunos/as em condição de vulnerabilidade socioeconômica, para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, fora do campus de sua instituição de ensino. serão contemplados estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, com renda per capita de até um salário mínimo e meio vigente e que não tenham acesso à internet.