Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campi do Ifal farão audiência pública sobre alimentação escolar e convocam agricultores familiares
conteúdo

Notícias

Campi do Ifal farão audiência pública sobre alimentação escolar e convocam agricultores familiares

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 11/10/2024 08h33, última modificação: 11/10/2024 08h33

Os campi do Benedito Bentes, Rio Largo e Murici do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)  realizam no próximo dia 15 de outubro, às 9 horas, no Campus Benedito Bentes,  a audiência pública que visa contribuir com o planejamento da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e convidam agricultores familiares e empreendedores familiares rurais. Esta será a segunda audiência de uma série de  seis realizadas nas unidades de ensino vinculadas ao Ifal. A primeira ocorreu na segunda-feira (7/10) no auditório do Campus Ifal Arapiraca.

A finalidade  do encontro é  discutir as demandas relacionadas ao PNAE e coletar informações que contribuam para o planejamento adequado da aquisição de gêneros alimentícios. Serão também esclarecidas dúvidas sobre o processo de compra de alimentos provenientes da agricultura familiar no Ifal.

O  PNAE é o principal programa de alimentação escolar no país, assegurando que parte dos recursos destinados à alimentação escolar seja utilizada na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. De acordo com a Lei nº 11.947 de 2009, que regulamenta o PNAE, os institutos federais, como entidades executoras do programa, devem destinar no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações.

Com a promoção dessas audiências, o Ifal espera reforçar seu compromisso com o direito à alimentação escolar, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo não apenas uma alimentação adequada e saudável aos estudantes, mas também incentivando a produção local e o crescimento econômico das comunidades rurais.