Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Blog Artesanato Ifal em Rede é o 25º Produto Educacional do ProEPT

Blog Artesanato Ifal em Rede é o 25º Produto Educacional do ProEPT

Pesquisa foi da mestre Mayara Silveira e envolveu alunos do curso técnico em Artesanato do Campus Maceió

publicado: 24/08/2021 11h42, última modificação: 24/08/2021 11h42

A educação de jovens e adultos foi tema do 25º Produto Educacional  do programa de Mestrado Profissional (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentado no dia 19 deste mês pela mestre, Mayara  Siqueira de Melo que produziu com as alunas e alunos do curso de Artesanato, vinculado ao Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) do Campus Maceió, um blog denominado  Artesanato Ifal em Rede .O trabalho foi orientado pela professora Rossana Gaia. O mestrado do ProFEPT/ Ifal é ofertado no Campus  Benedito Bentes.

O blog pode ser acessado pelo endereço eletrônico https://artesanato-ifal.wixsite.com/emrede.

A pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, tendo como meta a elaboração de um produto educacional para o curso técnico em Artesanato do Ifal - Campus Maceió para fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O propósito, segundo a pesquisadora,  foi identificar de que modo as tecnologias se inserem nas práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram.  Mayara Siqueira quis identificar com a pesquisa,  de que modo os discentes do curso de Artesanato difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam.

Na Pesquisa, a mestre explica que a pesquisa previa uma intervenção no início com 30 alunos do curso durante o 6º módulo nas aulas do componente curricular Marketing e Logística.Contudo,  devido  à pandemia da Covid-19 o trabalho  for ajustado para a produção de um blog que possibilitou maior exibição das peças elaboradas pelos alunos. A  primeira etapa da pesquisa ocorreu de forma virtual, via Whatsapp e ligação telefônica, com doze colaboradores. A segunda etapa, de avaliação do blog, ocorreu com dois alunos, por exigência do protocolo  estabelecido pelos órgãos de controle sanitário.

Para  construção do blog, Mayara Siqueira estabeleceu diálogos com  alunas do curso técnico de Artesanato que não sabiam  como divulgar os produtos desenvolvidos em salas de aulas e dispunham de pouco conhecimento sobre a tecnologia digital. “Tenho medo de mexer no seu computador e quebrar,porque nunca mexi antes. A minha experiência  com tecnologia é só com celular e muita pouca, mas quero tentar fazer para aprender se você me ensinar”, disse uma das alunas  consultada pela pesquisadora.

Logomarcas

A ferramenta digital foi desenvolvida com um grupo de alunas que ao aprender  os conhecimentos básicos da Informática  construiu a logomarca  para cada produto a ser feito e armazenado no blog Artesanato Ifal em Rede. Uma das participantes explicou sua arte. “Vou  escolher o formato geométrico, porque o filé tem  sua forma baseada em figura geométricas e a cor que eu quero é azul por ser a cor que representa  o filé alagoano  e é a cor que  mais representa o filé alagoano  e é a cor que não pode faltar nas peças por representar os mares e está até  na nossa bandeira”.

Ao acessar o blog, o internauta  vai encontrar as referências do artesanato alagoano e  ainda, os produtos  das alunas e dos alunos do curso técnico em Artesanato do Campus Maceió do Ifal.

Nas considerações finais, Mayara Siqueira afirmou que o objetivo da pesquisa foi alcançado e que foi possível conhecer e analisar os desafios enfrentados pelos alunos e artesãos do Proeja sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em período de isolamento e ensino remoto. Ela concluiu ainda que,  o blog indica potencial para difundir produções elaboradas em salas de aula e ampliar a visibilidade  do artesanato e do  curso.A pesquisadora  também chamou a atenção na pesquisa para  o potencial  para inserir e explorar as tecnologias digitais no curso técnico em Artesanato do Proeja-Ifal.

A banca examinadora  que aprovou o produto educacional foi composta pelos docentes Maria do Socorro Ferreira dos Santos (Ifal),. Valéria Campos Cavalcante (Ufal) e Ana Paula Santos de Melo Fiori (ProfEPT/Ifal).

Em breve a dissertação e o produto educacional estarão disponíveis nos links Dissertações e Produtos Educacionais deste site.