Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Aula inaugural marca primeiro encontro dos estudantes da especialização em Desenvolvimento Organizacional
conteúdo

Notícias

Aula inaugural marca primeiro encontro dos estudantes da especialização em Desenvolvimento Organizacional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 31/08/2023 15h40, última modificação: 31/08/2023 15h40

A aula inaugural da especialização em Desenvolvimento Organizacional ofertada pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  ocorreu na noite de sexta-feira (25) para os aprovados da  turma 2023,  do curso de pós-graduação em nível de lato sensu. A especialização é oferecida de forma online pelo sistema de educação a distância e boa parte dos participantes é de fora do estado de Alagoas.A atividade letiva inicial  aconteceu  de modo remoto com a participação da coordenadora professora Ana Karla Cavalcante e dos docentes Patrícia Borsato, André Leite Rocha, Marcos Charles 

O evento foi aberto pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, que destacou o nível do curso ealexandre Bonfim, diretor do campus Benedito Bentes dos professores. “São docentes abnegados que procuram devolver à sociedade o que dela receberam. Portanto, parabenizo a vocês que escolheram o Ifal e , principalmente, por escolherem este curso”, declarou o dirigente.

 

 

Todos os estudantes que participaram da aula inaugural se mostraram empolgados para participar do curso de especialização.Érika Oliveira, natural de Santana do Ipanema-AL disse estar “animadíssima” por participar da primeira pós-graduação. Natanael Viana, formado em Relações Públicas  e especialista em Gestão da Saúde, é cearense, mas trabalha na fundação de amparo à pesquisa do Maranhão e  está fazendo a segunda pós-graduação. O baiano Diego Bonfim disse estar bastante empolgado. A paraibana Angélica Costa Santos disse que a empolgação é muito alta ao cursar a quinta pós-graduação,  Thaíse Monteiro, da Paraíba, declarou estar muito amada, por ser graduada em Administração e a pós está bastante  vinculada à graduação. O advogado Rafael Mendes, natural de Arapiraca-AL, participa de um projeto na Associação dos Pacientes dos Acamados Medicinais, segundo ele, o primeiro projeto deste tipo em Alagoas e  visa levar esta atividade para a academia. Diogo Ferreira é do Ceará  e graduado em Engenharia Mecânica com mestrado em Energias Renováveis, mas faz a primeira pós-graduação em  nível de lato sensu. 

Natanael Viana, aluno

 

Rafael Mendes, aluno

Natanael Vianna                         Rafael Mendes                         Angélica Costa

A palestra de abertura  foi proferida por Lucas Paiva, diretor do projeto Tiro na Lua, Educação, uma entidade que  detecta experiências educacionais e as transforma em inovação  Paiva  é diretor do Tiro na Lua Educação com capacitação de gestores e professores em mais de 40 cidades, totalizando mais de 3000 profissionais. Palestrante no TedX, é o criador do Hub 5.0, uma iniciativa que tem gerado impacto positivo no redesenho de experiências educacionais em Alagoas, em colaboração com o Sebrae-AL e a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL). O palestrante citou exemplos de estudantes que buscaram a superação e saíram da invisibilidade social, a partir de iniciativas que  os transformaram do ponto de vista social. Paiva durante a palestra citou alguns projetos identificados nas escolas e  que foram solucionados, tal como  a ida de uma equipe  do Instituto de Identificação  às escolas para gerar documentos de identificação, carteira de trabalho e outras  necessidades  para que os estudantes  fossem inseridos no mundo  do trabalho e da cidadania.A segunda palestrante daquela noite foi Lílian Coroa que apresentou o tema Cidades Sustentáveis..A baiana Lilian Coroa, de 2017 a 2020 ocupou cargos distintos no setor público municipal, onde teve a oportunidade de trabalhar com agricultores familiares e assentados da reforma agrária das diversas comunidades do município de Santo Amaro.

Palestrante Lucas Paiva

 

 

 

 

 

Lucas Paiva Lílian Coroa