Notícias
Aula inaugural marca primeiro encontro dos estudantes da especialização em Desenvolvimento Organizacional
A aula inaugural da especialização em Desenvolvimento Organizacional ofertada pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocorreu na noite de sexta-feira (25) para os aprovados da turma 2023, do curso de pós-graduação em nível de lato sensu. A especialização é oferecida de forma online pelo sistema de educação a distância e boa parte dos participantes é de fora do estado de Alagoas.A atividade letiva inicial aconteceu de modo remoto com a participação da coordenadora professora Ana Karla Cavalcante e dos docentes Patrícia Borsato, André Leite Rocha, Marcos Charles
O evento foi aberto pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, que destacou o nível do curso e dos professores. “São docentes abnegados que procuram devolver à sociedade o que dela receberam. Portanto, parabenizo a vocês que escolheram o Ifal e , principalmente, por escolherem este curso”, declarou o dirigente.
Todos os estudantes que participaram da aula inaugural se mostraram empolgados para participar do curso de especialização.Érika Oliveira, natural de Santana do Ipanema-AL disse estar “animadíssima” por participar da primeira pós-graduação. Natanael Viana, formado em Relações Públicas e especialista em Gestão da Saúde, é cearense, mas trabalha na fundação de amparo à pesquisa do Maranhão e está fazendo a segunda pós-graduação. O baiano Diego Bonfim disse estar bastante empolgado. A paraibana Angélica Costa Santos disse que a empolgação é muito alta ao cursar a quinta pós-graduação, Thaíse Monteiro, da Paraíba, declarou estar muito amada, por ser graduada em Administração e a pós está bastante vinculada à graduação. O advogado Rafael Mendes, natural de Arapiraca-AL, participa de um projeto na Associação dos Pacientes dos Acamados Medicinais, segundo ele, o primeiro projeto deste tipo em Alagoas e visa levar esta atividade para a academia. Diogo Ferreira é do Ceará e graduado em Engenharia Mecânica com mestrado em Energias Renováveis, mas faz a primeira pós-graduação em nível de lato sensu.
Natanael Vianna Rafael Mendes Angélica Costa
A palestra de abertura foi proferida por Lucas Paiva, diretor do projeto Tiro na Lua, Educação, uma entidade que detecta experiências educacionais e as transforma em inovação Paiva é diretor do Tiro na Lua Educação com capacitação de gestores e professores em mais de 40 cidades, totalizando mais de 3000 profissionais. Palestrante no TedX, é o criador do Hub 5.0, uma iniciativa que tem gerado impacto positivo no redesenho de experiências educacionais em Alagoas, em colaboração com o Sebrae-AL e a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL). O palestrante citou exemplos de estudantes que buscaram a superação e saíram da invisibilidade social, a partir de iniciativas que os transformaram do ponto de vista social. Paiva durante a palestra citou alguns projetos identificados nas escolas e que foram solucionados, tal como a ida de uma equipe do Instituto de Identificação às escolas para gerar documentos de identificação, carteira de trabalho e outras necessidades para que os estudantes fossem inseridos no mundo do trabalho e da cidadania.A segunda palestrante daquela noite foi Lílian Coroa que apresentou o tema Cidades Sustentáveis..A baiana Lilian Coroa, de 2017 a 2020 ocupou cargos distintos no setor público municipal, onde teve a oportunidade de trabalhar com agricultores familiares e assentados da reforma agrária das diversas comunidades do município de Santo Amaro.
Lucas Paiva Lílian Coroa