Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Aula inaugural do curso de Especialização em Ciências da Religião ocorrerá no dia 31 de agosto

O Ifal é pioneiro, entre as instituições de ensino da rede federal, na implantação da especialização em Ensino Religioso

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 19/08/2024 15h37, última modificação: 19/08/2024 15h37

A aula inaugural  do curso de Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso ocorrerá no dia 31 deste mês, às 14h, no miniauditório do campus Benedito Bentes.a solenidade também será transmitida pelo Google Meet e o endereço virtual será anunciado dias antes do evento. Na ocasião, os  30 estudantes  aprovados no processo seletivo realizado no primeiro semestre serão recepcionados pelos dirigentes e servidores técnicos administrativos e docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

professor  Sergio Sezino Douets  será o palestranteA programação consta de uma palestra  sobre o tema “O Sagrado, os Saberes e a Sociedade: reflexões a partir das ciências de Religião”, a ser proferida  por Sérgio Douets,doutor em Teologia Católica pela Westfälische Wilhelms Universität Münster (1999) e professor da Universidade Católica de Pernambuco.Conforme programação divulgada pela coordenação do curso, a cerimônia  terá início com  a  formação da mesa solene, seguida de uma explanação sobre a especialização, depois prossegue com a palestra e finaliza com o lançamento do Núcleo  do Ensino.

Segundo o coordenador do curso, professor Hugo Brandão, o Ifal é pioneiro, entre as instituições de ensino da rede federal, na implantação da especialização em Ensino Religioso. “Temos onze disciplinas de caráter obrigatório, mas também teremos disciplinas eletivas, as quais você pode escolher as que mais se identificam em relação  a sua pesquisa”, explicou o docente. A conclusão do curso se dará  por meio da  elaboração de um artigo científico que será publicado.

O curso é ofertado em ensino a distância com 90% dos professores com mestrado e  doutorado. “Esses profissionais são capazes de discutir em salas de aula e formar nossos alunos, Nós vivemos o diálogo interreligioso, pluralidade religioso a diversidade para que não sejam profissionais em sala de aula com o ensino catequético, mas do conhecimento religioso das diversas religiões, através do respeito mútuo”, explicou o coordenador.