Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo de egressa do Ifal sobre sustentabilidade na gestão do 3º setor é apresentado em evento internacional

Trabalho acadêmico, apresentado por Terezinha Macedo é parte da conclusão da especialização em Desenvolvimento Organizacional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 07/12/2021 14h56, última modificação: 09/12/2021 14h42

Em meio à crise econômica que assola os setores da produção e de serviços no país, a autossustentabilidade representa um desafio no gerenciamento das organizações, necessariamente, aquelas integrantes do terceiro setor e que, em razão da diminuição da presença do Estado quanto à prestação assistencial, têm recebido uma carga de demanda da sociedade civil, motivada pela crescente desigualdade social. Essa nova realidade fez crescer o número de organizações sociais da sociedade civil (OSCs) sem fins lucrativos que, para sobreviver às dificuldades, recorrem a uma “acrobacia” em busca de recursos financeiros para garantir a sobrevivência. Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa Terezinha  Macedo, do curso de  especialização em Desenvolvimento Organizacional, ofertado pelo campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), faz uma imersão neste tipo de empreendedorismo social,  visualizado no sistema produtivo brasileiro como o “coitadinho” e “pedinte”. Como resultado, o TCC recomenda  às chamadas OSCs a se transformarem em gestor de negócio social com foco na sistematização das práticas de gestão relacionadas à efetivação da profissionalização para construir uma estrutura que possa lhe propiciar captação de recursos públicos e privados.

O trabalho foi apresentado por Terezinha Macedo, no dia 30 de novembro deste ano, no Encontro Internacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O evento acadêmico é realizado, anualmente, para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Essa foi  23ª edição já realizada.

A pós-graduada do Campus Benedito Bentes teve artigo intitulado "Perspectiva da Sustentabilidade Organizacional na Gestão do Terceiro Setor", submetido ao evento na área temática de Estratégia para a Sustentabilidade. “Considero-me uma pessoa muito focada no resultado. E nesse sentido, também considero que o objetivo de todo pesquisador é ter o reconhecimento do seu trabalho. Ter o meu trabalho aprovado para apresentação oral no 23º Engema, um evento da USP e da FIA, para mim é o reconhecimento de que a minha pesquisa foi validada e que deve continuar em estudos futuros”, declarou.

Terceiro Setor é o conjunto de organizações privadas que desenvolvem ações que visam prestação de serviços considerados de interesse público, cujos resultados alcançados se revertem à própria sociedade. Desse modo, o objetivo principal do terceiro setor é promover a cidadania e melhoria da qualidade de vidas, com atuação em áreas pouco assistidas pelas esferas público-privada.

O Engema, na opinião da egressa do Ifal, trata-se de um evento pioneiro no Brasil, onde a academia promove um intercâmbio de saberes e experiências, com foco na  Gestão Empresarial e Meio Ambiente enfatizando a sustentabilidade das organizações, nas mais variadas vertentes. Ela afirma que  esta foi a razão da escolha do evento acadêmico para submeter o trabalho. “Particularmente, essa é uma área que me interesso já há bastante tempo, desde 2005. Onde iniciamos com Gestão da Responsabilidade Social Empresarial. Meu olhar para o terceiro setor se deve ao fato de na minha experiência profissional, como consultora organizacional, observar as dificuldades que  as entidades da Sociedade Civil têm em se desenvolver  estrategicamente”, ressaltou.

O trabalho de conclusão de curso teve a orientação do professor André Leite Rocha, também coordenador do curso de Especialização em Desenvolvimento Organização.A pós-graduação começou em 2018 no Campus Benedito Bentes e que, neste ano, certificou a primeira turma.

No artigo, a ex-aluna destaca o mapa das organizações sociais no Brasil existem 820.455 Organizações da Sociedade Civil – OSCs.  Dessas, 8.454 OSCs estão no Estado de Alagoas e em Maceió existem 2.964, dessas organizações. De acordo com o trabalho de pesquisa, Alagoas é o 23º em relação à quantidade de OSCs no âmbito nacional.

Leia o artigo de Terezinha Macedo