Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo de estudantes do Campus Benedito Bentes é aprovado em um dos maiores eventos científicos da USP

27º Seminário de Administração, em novembro, terá participaçãodas alunas do curso técnico em Logística com, tema sobre "participação Cidadã nas Cidades Sustentáveis e Inteligentes"

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/09/2024 09h40, última modificação: 18/09/2024 09h40
Exibir carrossel de imagens Professor Luiz Félix ao lado das jovens pesquisadoras Júlia Emily,Maria Rebeca Ferreira e Rossany Raissa Souza Clemente

Um dos maiores e mais cobiçados evento científico da área  de Administração do país terá  a participação do Campus Benedito Bentes, por intermédio das estudantes Rossany Raissa Souza Clemente (bolsista), Júlia Emily de Souza Santos e Maria Rebeca Ferreira da Silva (voluntárias), do 3º ano A, do curso técnico integrado em Logística.O trabalho intitulado “Participação Cidadã nas Cidades Sustentáveis e Inteligentes: identificando mecanismos nas cidades brasileiras” foi aprovado pela comissão organizadora e será apresentado no 27º Seminário de Administração (SemeAd) promovido da Universidade de São Paulo (USP) que ocorrerá, de forma híbrida, no período de 6 a 8 de novembro deste ano. As estudantes têm a orientação do professor-orientador Luiz Antonio Félix Júnior, recém-transferido para o Instituto Federal da Paraíba  com a colaboração do Prof. Elton Oliveira professor do IFRN. O SemeAd tem se caracterizado como um evento inclusivo e democrático, com a participação massiva de alunos e pesquisadores de todo o Brasil.

O evento científico é organizado anualmente e tem um importante papel no intercâmbio e discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na área de Administração no Brasil e no Exterior. A carta-aceite da organização do 27º Seminário de Administração foi emitida na sexta-feira (13), sendo assinada  por João Maurício Gama Boaventura- coordenador Geral do SemeAd.

O estudo das estudantes do Campus Benedito Bentes, que culminou na produção do artigo, foi dividido em duas etapas: levantamento teórico, a partir de periódicos e o levantamento documental sobre cidades com foco na sustentabilidade e inteligência. Na primeira, as jovens pesquisadoras realizaram coleta de dados e artigos científicos que tratassem do tema. Já na pesquisa documental, as discentes optaram por colher dados sobre as cidades brasileiras  que estimulam a prática de participação cidadã em sua estrutura administrativa e aplicaram como base metodológica, o ranking internacional das cidades inteligentes, desenvolvido pela University of Navarra. No Brasil, as alunas identificaram as cidades de  São Paulo (128º), Rio de Janeiro (134º), Curitiba (148º), Brasília (156º), Salvador (164º) e Belo Horizonte (161º) como aquelas que inserem o cidadão em sua política de desenvolvimento sustentável. Seis produções científicas que tratam sobre  a temática também serviram como suporte para a emissão do artigo para o evento nacional.

Júlia Emily, uma das autoras do artigo científico, disse que é motivo de muita satisfação ver que o trabalho delas teve seus objetivos iniciais  cumpridos em cada etapa e se tornarem realidade.”É um motivo de muita satisfação e alegria, principalmente por sermos estudantes do ensino médio e estarmos tendo a oportunidade de  enviar trabalho a um dos maiores eventos do país e para um público acadêmico com um  grau bastante elevado”, destacou a discente.

Apresentação do tema para o Encontro Brasileiro de Administração Pública em maio deste ano (Gerônimo Vicente)Essa não é a primeira experiência em grandes eventos para as estudantes. O trabalho científico foi apresentado, neste ano, no 11º Encontro Brasileiro de Administração Pública, que ocorreu em Brasília no período de 22 e 24 de maio deste ano, cujo tema do evento foi Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública. O professor Luiz Félix se mostrou bastante orgulhoso com o desempenho das alunas. “Esse é um congresso consolidado na área de administração e recebe, majoritariamente, mestrandos e doutorandos e, conseguimos colocar nossa pesquisa nesse evento científico”, ressaltou o docente.