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Artigo científico sobre Logística Reversa em comunidade é publicado em revista acadêmica
Produção acadêmica tem autoria de alunas do curso técnicos em Logística e dos professores Diego da Guia e Ednaldo Farias do campus Benedito Bentes
A aplicação de um projeto de extensão do Campus Benedito Bentes na comunidade próxima rendeu a unidade de ensino do Instituto Federal de Alagoas, mais uma aprovação de artigo junto à comunidade científica. Intitulado “Logística Reversa na prática: o caso de uma ação extensionista na cidade de Maceió” o trabalho é de autoria das estudantes Ana Carolina Alves Cardoso, Laís Gomes da Silva e dos professores do curso técnico em Logística Diego da Guia Santos e Ednaldo Farias Gomes e foi publicado na revista acadêmica Diversitas Journal como resultado da ação de extensão do campus realizada entre março e junho de 2018, incluída no projeto “Um Despertar para a Sustentabilidade” desenvolvido em uma escola do município de Maceió, localizada no bairro Salvador Lyra, na parte alta da cidade.
O conceito de logística reversa, segundo os autores Rogers e Tibben e Lembke, trata do processo de planejamento, implementação e controle eficiente (inclusive em custos) de matérias-primas, materiais em processamento, produtos acabados e informações relacionadas, do ponto de consumo para o ponto de origem, para atender às necessidades de recuperação de valor ou obter o descarte correto/controlado. No artigo, os autores explicam que, enquanto a logística direta tem o foco em entregar o produto com todas as características previstas pelo consumidor final, a logística reversa foca no retorno deste produto, por meio de um de seus canais de distribuição reversos, à cadeia de valor ou à destinação.
Clique e leia Logística Reversa na prática: o caso de uma ação extensionista na cidade de Maceió
Foram essas referências teóricas que fizeram com que estudantes do curso técnico subsequente em Logística e professores desenvolvessem o projeto na escola municipal, sob a orientação do professor Diego da Guia. A unidade de ensino escolhida tem 39 anos de existência, atende alunos nos turnos matutino e vespertino, possui 23 salas de aula e conta com 47 professores e 23 servidores administrativos. A escola foi escolhida por adotar parceria com o Ifal em outros projetos e por dispor de laboratórios e docentes envolvidos com as questões socioambientais junto à comunidade do entorno escolar. O projeto acolheu alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, os quais receberam informações sobre o conceito e a importância da logística reversa e sobre os impactos positivos que advêm da prática dessa atividade.
OFICINAS
A coleta de materiais, foi uma das etapas da ação e ocorreu em pontos localizados próxima à escola. Entre os materiais recolhidos estão, óleo de cozinha, garrafas PET e papel, materiais itens que foram fundamentais para a abertura das oficinas práticas que resultaram na produção de sabão em barra, vassouras e blocos de papel. Essa ação, descreve o artigo, resultou em mais interesses dos participantes sobre as questões ambientais, o que contribuiu para a diminuição do descarte dos materiais que serviam como matéria-prima do projeto.
A atividade de extensão envolveu 384 alunos dos 1146 matriculados na escola, os quais acompanharam momentos como, a introdução sobre logística reversa, coleta e triagem de material e oficinas de produção. O processo, depois da coleta, consistia na separação, revalorização e transformação durante as oficinas que ocorreram três vezes na semana com produção de vassouras, de sabão e de papéis. Com as garrafas PET foi possível os alunos produzirem vassouras, a partir de coleta feita por alunos e professores da escola. Da sobra do óleo de cozinha, coletado nas residências do bairro e adjacências, houve a produção de sabão e dos papéis consumidos, chegou-se à confecção de blocos de anotações.
A produção também se reverteu em dividendos para iniciativas dos alunos na escola, como por exemplo, 60 tabletes de sabão foram vendidos e o valor direcionado para a compra de brindes do campeonato de xadrez da unidade de ensino, competição esportiva que também recebeu apoio financeiro da oficina de papéis, a partir da venda de 40 blocos de anotações.
Os autores do artigo concluíram que, o projeto permitiu que os participantes conhecessem a logística reversa por meio das oficinas práticas no laboratório da escola. Perceberam ainda que, desde o momento em que os alunos participantes observaram os materiais colhidos como sendo de reutilização, a quantidade de descarte diminui no bairro. “Eles constataram que os materiais que chegaram ao fim de suas vidas úteis poderiam ser transformados a partir de experimentos pautados na LR, voltando ao ciclo logístico”, aponta um trecho do artigo acadêmico.