Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo científico sobre Logística Reversa em comunidade é publicado em revista acadêmica

Produção acadêmica tem autoria de alunas do curso técnicos em Logística e dos professores Diego da Guia e Ednaldo Farias do campus Benedito Bentes

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 09/09/2021 14h46, última modificação: 09/09/2021 14h46

A aplicação  de um projeto de extensão do Campus Benedito Bentes  na comunidade próxima rendeu  a unidade de ensino do Instituto Federal de Alagoas, mais uma aprovação de  artigo  junto à comunidade científica. Intitulado “Logística Reversa na prática: o caso de uma ação extensionista na cidade de Maceió”  o trabalho é de autoria das estudantes Ana Carolina Alves Cardoso, Laís Gomes da Silva e dos professores do curso técnico em Logística Diego da Guia Santos e Ednaldo Farias Gomes e foi publicado na revista acadêmica Diversitas Journal como resultado da ação de extensão do campus realizada entre março e junho de 2018, incluída no projeto  “Um Despertar para a Sustentabilidade”  desenvolvido em uma escola do município de Maceió, localizada no bairro Salvador Lyra, na parte alta da cidade.

O conceito de  logística reversa, segundo os autores Rogers e Tibben e Lembke, trata do  processo  de  planejamento, implementação  e  controle  eficiente  (inclusive  em  custos)  de  matérias-primas,  materiais em processamento, produtos acabados e informações relacionadas, do ponto de consumo para o ponto de origem, para atender às necessidades de recuperação de valor ou obter o   descarte   correto/controlado. No artigo, os autores explicam que, enquanto  a  logística  direta  tem  o  foco  em  entregar  o  produto  com  todas  as características previstas pelo consumidor final, a logística reversa foca no retorno deste produto, por meio  de  um  de  seus  canais  de  distribuição  reversos,  à  cadeia  de  valor  ou  à  destinação.

Clique e leia  Logística Reversa na prática: o caso de uma ação extensionista na cidade de Maceió

Foram essas referências teóricas que fizeram com que  estudantes do curso técnico subsequente em Logística e professores  desenvolvessem o projeto  na escola municipal, sob a orientação do professor Diego da Guia. A unidade de ensino escolhida tem 39 anos de existência, atende alunos nos turnos matutino e vespertino, possui 23 salas de aula e conta com 47 professores e 23 servidores administrativos. A escola foi escolhida por  adotar parceria com o Ifal em outros projetos e por dispor de laboratórios e docentes envolvidos com as questões socioambientais junto à comunidade do entorno escolar. O projeto acolheu alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, os quais  receberam informações sobre o conceito e a importância da logística reversa e  sobre os impactos  positivos que advêm da prática dessa atividade.

OFICINAS

A  coleta de materiais, foi uma das etapas  da ação  e ocorreu em pontos localizados próxima à escola. Entre os materiais recolhidos estão, óleo de cozinha, garrafas PET e papel, materiais itens que foram fundamentais para  a abertura das oficinas práticas que resultaram na produção de sabão em barra,  vassouras e blocos de papel. Essa ação, descreve  o artigo,  resultou em mais interesses dos participantes sobre as  questões ambientais, o que contribuiu para  a diminuição do descarte dos materiais que  serviam como matéria-prima  do projeto.

A atividade de extensão envolveu  384 alunos dos 1146 matriculados na escola, os quais  acompanharam momentos como, a introdução sobre logística reversa, coleta e triagem de material  e oficinas de produção. O processo, depois da coleta, consistia na separação,  revalorização  e  transformação  durante  as  oficinas   que ocorreram  três  vezes  na  semana com produção de vassouras,  de sabão e de papéis. Com as garrafas PET foi possível os alunos produzirem vassouras, a partir de coleta feita por alunos e professores da escola. Da sobra do óleo de cozinha, coletado nas residências do bairro e adjacências, houve a produção de sabão  e  dos papéis consumidos,  chegou-se à confecção de blocos de anotações.

A produção  também  se reverteu em  dividendos para  iniciativas dos alunos na escola, como por exemplo, 60 tabletes de sabão foram vendidos e  o valor direcionado para a compra de brindes do campeonato de xadrez da unidade de ensino, competição esportiva que também recebeu apoio financeiro da oficina de papéis, a partir da venda de 40 blocos de anotações.

Os autores do artigo concluíram que, o projeto permitiu que os participantes  conhecessem a logística reversa por meio das oficinas práticas no laboratório da escola. Perceberam ainda que,  desde o momento  em que os alunos participantes observaram os materiais colhidos como  sendo de reutilização, a quantidade de descarte diminui no bairro. “Eles  constataram  que  os  materiais  que chegaram   ao   fim   de   suas   vidas   úteis   poderiam   ser   transformados   a   partir   de experimentos pautados na LR, voltando ao ciclo logístico”, aponta um trecho do artigo acadêmico.