Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo científico de servidora do Ifal recebe menção honrosa de um dos mais requisitados seminário de Administração da USP
conteúdo

Notícias

Artigo científico de servidora do Ifal recebe menção honrosa de um dos mais requisitados seminário de Administração da USP

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 02/02/2024 16h19, última modificação: 02/02/2024 16h19
Gerônimo Vicente Servidora do Campus Benedito Bentes, Laudenice Matias
  • Gerônimo Vicente"> Artigo Científico

Servidora do Campus Benedito Bentes, Laudenice Matias

Um artigo da técnica administrativa Laudenice de Araújo Matias, do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu uma menção honrosa ao concorrer o  prêmio de melhor trabalho científico na área de gestão de pessoas, durante os 24º Seminários em Administração realizados pela Universidade de São Paulo (USP), em novembro passado. Intitulado “Os efeitos do Teletrabalho, Satisfação e Equilíbrio do Trabalho-vida na Administração Pública” o trabalho de Laudenice Matias e sob a orientação  da professora Silveli Cristo-Andrade, o artigo é um produto  da defesa do mestrado em Administração e Ciências Contábeis, cuja pesquisa teve o objetivo de verificar a influência que as fontes de satisfação com o teletrabalho, as habilidades para o teletrabalho e a autonomia dos teletrabalhadores possuem na satisfação e equilíbrio trabalho-vida dos trabalhadores da Administração Pública.

Servidores públicos das três esferas de governo, lotados em instituições públicas distribuídas nas cinco regiões do país,foram público-alvo com destaque maior para a região nordeste (54,07%), seguido da região sudeste(20,20%). O trabalho científico sugere, em seus resultados, que as fontes de satisfação com o teletrabalho tendem a exercer influência positiva na satisfação no trabalho e no equilíbrio trabalho-vida dos servidores públicos.“A pesquisa concluiu que na Administração Pública, a existência de fontes de satisfação com o teletrabalho como, treinamentos, oportunidades de carreira, condições de salário, flexibilidade de horário, redução do tempo de deslocamento para trabalhar e autonomia, proporcionam uma tendência maior para que os teletrabalhadores do serviço público fiquem satisfeitos com o trabalho e obtenham também um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional”, explicou a servidora.

 O exemplo de Laudenice Matias, ao inserir um artigo científico  entre os melhores na área de Administração Pública em um seminário de Administração Em uma das mais conceituadas universidades do país reforça  a importância do Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação (PIQPG) destinado aos servidores e instituído pelo Ifal. Por meio do PIQPG, o Ifal concede  benefícios para pagamento de mensalidades em cursos de especialização, mestrado e doutorado para servidores do Ifal, em instituições de ensino superior.

 “Agradeço ao Ifal pela oportunidade de formação e crescimento profissional, por acreditar e investir na qualificação de seus servidores. Agradeço a todos os gestores envolvidos no processo, quer sejam dos Campi (Benedito Bentes e Satuba), ou da Reitoria. Deixo aqui o meu reconhecimento de que sem o incentivo institucional e dos amigos servidores tudo teria sido imensamente mais difícil”, declarou a servidora.