Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Aplicativo de gestão de tempo é o novo produto educacional do ProfEPT/Ifal

Aplicativo de gestão de tempo é o novo produto educacional do ProfEPT/Ifal

Inovação foi apresentada durante defesa de Valmir Rogério da Turma 2019

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 20/07/2021 17h48, última modificação: 20/07/2021 17h48

O Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) registrou na sexta-feira (16) a vigésima-primeira  defesa do mestrado profissional,  pós-graduação iniciada em 2018 no Campus Benedito Bentes .Desta vez, a autoria do trabalho foi de Valmir Rogério e Silva  em pesquisa  sobre o tema “Tecnologia, Educação e Trabalho no Ensino Médio: o fenômeno da aceleração social do tempo”, que recebeu a orientação da professora Rossana Gaia, doutora em Linguística que também compôs a banca examinadora com os professores, Fernando PImentel, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)  e Fábio Castilho, do Ifal.

A Pesquisa, segundo o autor,  teve como  objetivo principal desenvolver um produto educacional em formato de aplicativo para gestão de tempos de estudos além de apresentar conceitos sobre aceleração do tempo  a partir do uso das tecnologias digitais nos espaços educativos. O trabalho ainda teve como propósito, investigar  a percepção de alunos e professores  do curso técnico em Informática do Campus Maceió acerca dos usos da tecnologias digitais na EPT e  validar os produtos educacionais apontando suas  potencialidades e possibilidades de melhorias. O interesse pelo produto educacional surgiu a partir de experiências pessoais  e profissionais do autor que estiveram relacionadas às tecnologias nos espaços educativos.

Valmir Rogério, durante a defesa, apresentou um estudo realizado sobre a aceleração do tempo  na área de tecnologia,  nas transformações sociais e no ritmo de vida. O pesquisador citou a relação entre a aceleração temporal e a pandemia e tomou como exemplo, a própria turma a qual pertence no ProfEPT,  ao exemplificar a alteração da dinâmica ao passar do estudo presencial para o remoto, mediado pelas tecnologias. “A turma  2019 do ProfEPT começou suas  atividades com uma dinâmica bem temporal bastante definida. Nós tínhamos um espaço que era o campus Benedito Bentes e o tempo das 8 às 18h. Aquele  era o nosso momento de interação e de troca de experiências e , de repente, essa dinâmica foi alterada e mediada pelas tecnologias” explicou o pesquisador.

Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, estudo descritivo do tipo pesquisa-ação. O trabalho foi realizado no Campus Maceió do Ifal  com alunos do terceiro ano do ensino médio integrado do curso técnico em Informática para Internet. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e  questionário online. Foram elencadas três categorias de análises sendo essas: a importância  da formação do tempo na gestão para o trabalho, a percepção da aceleração do tempo e o produto educacional, nos quais foram envolvidos 35 estudantes e 17 professores.

Depois de apresentar  os resultados das categorias de análise, Valmir Rogério expôs aos participantes  a ferramenta digital denominada Gestempe, um aplicativo para gestão de tempo  com três módulos (Guia interativo, gerenciador de atividades e  timer pomodoro), inserido na plataforma de criação de apps  Kodular e disponível no Google Play.

O Guia interativo traz informações sobre  como gerenciar o tempo, modo de leitura de texto e suporte a Libras. Já o gerenciador de atividades organiza as tarefas e timer pomodoro auxilia nas técnicas pomodoro que emite  avisos sonoros. O produto educacional foi aprovado pela banca examinadora que recomendou alguns  ajustes na dissertação.