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Aplicativo de gestão de tempo é o novo produto educacional do ProfEPT/Ifal
Inovação foi apresentada durante defesa de Valmir Rogério da Turma 2019
O Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) registrou na sexta-feira (16) a vigésima-primeira defesa do mestrado profissional, pós-graduação iniciada em 2018 no Campus Benedito Bentes .Desta vez, a autoria do trabalho foi de Valmir Rogério e Silva em pesquisa sobre o tema “Tecnologia, Educação e Trabalho no Ensino Médio: o fenômeno da aceleração social do tempo”, que recebeu a orientação da professora Rossana Gaia, doutora em Linguística que também compôs a banca examinadora com os professores, Fernando PImentel, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Fábio Castilho, do Ifal.
A Pesquisa, segundo o autor, teve como objetivo principal desenvolver um produto educacional em formato de aplicativo para gestão de tempos de estudos além de apresentar conceitos sobre aceleração do tempo a partir do uso das tecnologias digitais nos espaços educativos. O trabalho ainda teve como propósito, investigar a percepção de alunos e professores do curso técnico em Informática do Campus Maceió acerca dos usos da tecnologias digitais na EPT e validar os produtos educacionais apontando suas potencialidades e possibilidades de melhorias. O interesse pelo produto educacional surgiu a partir de experiências pessoais e profissionais do autor que estiveram relacionadas às tecnologias nos espaços educativos.
Valmir Rogério, durante a defesa, apresentou um estudo realizado sobre a aceleração do tempo na área de tecnologia, nas transformações sociais e no ritmo de vida. O pesquisador citou a relação entre a aceleração temporal e a pandemia e tomou como exemplo, a própria turma a qual pertence no ProfEPT, ao exemplificar a alteração da dinâmica ao passar do estudo presencial para o remoto, mediado pelas tecnologias. “A turma 2019 do ProfEPT começou suas atividades com uma dinâmica bem temporal bastante definida. Nós tínhamos um espaço que era o campus Benedito Bentes e o tempo das 8 às 18h. Aquele era o nosso momento de interação e de troca de experiências e , de repente, essa dinâmica foi alterada e mediada pelas tecnologias” explicou o pesquisador.
Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, estudo descritivo do tipo pesquisa-ação. O trabalho foi realizado no Campus Maceió do Ifal com alunos do terceiro ano do ensino médio integrado do curso técnico em Informática para Internet. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e questionário online. Foram elencadas três categorias de análises sendo essas: a importância da formação do tempo na gestão para o trabalho, a percepção da aceleração do tempo e o produto educacional, nos quais foram envolvidos 35 estudantes e 17 professores.
Depois de apresentar os resultados das categorias de análise, Valmir Rogério expôs aos participantes a ferramenta digital denominada Gestempe, um aplicativo para gestão de tempo com três módulos (Guia interativo, gerenciador de atividades e timer pomodoro), inserido na plataforma de criação de apps Kodular e disponível no Google Play.
O Guia interativo traz informações sobre como gerenciar o tempo, modo de leitura de texto e suporte a Libras. Já o gerenciador de atividades organiza as tarefas e timer pomodoro auxilia nas técnicas pomodoro que emite avisos sonoros. O produto educacional foi aprovado pela banca examinadora que recomendou alguns ajustes na dissertação.