Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos do curso técnico em Enfermagem visitam Central da Samu

Alunos do curso técnico em Enfermagem visitam Central da Samu

Atividade fez parte da disciplina de Estágio de Urgência, que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem, de perto, os serviços de assistência pré-hospitalar móvel

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 16/10/2024 18h42, última modificação: 17/10/2024 08h59
Exibir carrossel de imagens Foto: Laryssa Sátiro Estudantes do curso técnico em Enfermagem conhecem uma unidade hospitalar móvel de urgência

Com informações da assessoria  da Secretaria da Saúde- Alagoas / repórter Arnaldo Santtos

Quinze estudantes do 4º período do curso técnico subsequente em Enfermagem do  Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram  a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, localizada no bairro Farol, em Maceió. Organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), a visita fez  parte da disciplina de Estágio de Urgência, que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem de perto os serviços de assistência pré-hospitalar móvel e sua importância para o sistema de saúde, segundo informação do portal da Secretaria de Estado da Saúde, em matéria do jornalista Arnaldo Santtos e imagens de Larissa Sátyro.

Na ocasião, os estudantes do Ifal assistiram a uma apresentação sobre  os serviços da Samu em situações de urgência e emergência. Os discentes também observaram como o serviço pré-hospitalar é essencial para salvar vidas, desde o atendimento inicial até o encaminhamento de pacientes às unidades de saúde. Para a professora Valéria  Pereira, “Essa visita foi imprescindível, não só para que os alunos associassem a prática aos conteúdos vistos teoricamente, mas também para conhecerem de perto a importância do Samu e vivenciarem uma área da enfermagem fora do ambiente hospitalar. Eles ficaram encantados com o compartilhamento das experiências dos profissionais, especialmente sobre a atuação em desastres”, destacou. A visita  também foi coordenada pelas professoras Andréia e Letícia de Melo. Ainda no interior da Samu, os  estudantes conheceram os  equipamentos e a logística de funcionamento das ambulâncias, incluindo a Unidade de Suporte Avançado (USA), responsável por casos mais graves, e a Unidade de Suporte Básico (USB), que realiza atendimentos de menor complexidade.

A  coordenadora-geral da Central Maceió do Samu- Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância dessa interação para a formação dos futuros profissionais de enfermagem. “O contato direto com o Samu amplia a visão dos estudantes sobre a realidade do atendimento pré-hospitalar, mostrando o quanto a atuação rápida e eficiente pode fazer a diferença em casos de urgência. É uma experiência enriquecedora que conecta teoria à prática,” afirmou a gestora do órgão.