Notícias
Alunos do curso técnico em Enfermagem visitam Central da Samu
Atividade fez parte da disciplina de Estágio de Urgência, que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem, de perto, os serviços de assistência pré-hospitalar móvel
Estudantes do curso técnico em Enfermagem conhecem uma unidade hospitalar móvel de urgência
Com informações da assessoria da Secretaria da Saúde- Alagoas / repórter Arnaldo Santtos
Quinze estudantes do 4º período do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, localizada no bairro Farol, em Maceió. Organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), a visita fez parte da disciplina de Estágio de Urgência, que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem de perto os serviços de assistência pré-hospitalar móvel e sua importância para o sistema de saúde, segundo informação do portal da Secretaria de Estado da Saúde, em matéria do jornalista Arnaldo Santtos e imagens de Larissa Sátyro.
Na ocasião, os estudantes do Ifal assistiram a uma apresentação sobre os serviços da Samu em situações de urgência e emergência. Os discentes também observaram como o serviço pré-hospitalar é essencial para salvar vidas, desde o atendimento inicial até o encaminhamento de pacientes às unidades de saúde. Para a professora Valéria Pereira, “Essa visita foi imprescindível, não só para que os alunos associassem a prática aos conteúdos vistos teoricamente, mas também para conhecerem de perto a importância do Samu e vivenciarem uma área da enfermagem fora do ambiente hospitalar. Eles ficaram encantados com o compartilhamento das experiências dos profissionais, especialmente sobre a atuação em desastres”, destacou. A visita também foi coordenada pelas professoras Andréia e Letícia de Melo. Ainda no interior da Samu, os estudantes conheceram os equipamentos e a logística de funcionamento das ambulâncias, incluindo a Unidade de Suporte Avançado (USA), responsável por casos mais graves, e a Unidade de Suporte Básico (USB), que realiza atendimentos de menor complexidade.
A coordenadora-geral da Central Maceió do Samu- Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância dessa interação para a formação dos futuros profissionais de enfermagem. “O contato direto com o Samu amplia a visão dos estudantes sobre a realidade do atendimento pré-hospitalar, mostrando o quanto a atuação rápida e eficiente pode fazer a diferença em casos de urgência. É uma experiência enriquecedora que conecta teoria à prática,” afirmou a gestora do órgão.