Notícias
Alunos do curso de Logística do Ifal realizam visita técnica à sede do DMTT
Estudantes receberam informações sobre o funcionamento operacional do órgão
Estudantes do curso técnico em Logística durante visita ao órgão de trânsito do município de Maceió
Késya Holanda (estagiária)/ Ascom DMTT
Estudantes do curso de Logística do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram visitas técnicas ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na segunda (29) e terça-feiras (30). O momento foi supervisionado por agentes e educadores de trânsito, que apresentaram o protocolo de atendimento aos sinistros na capital.
A programação, planejada para 38 alunos do Ifal campus Benedito Bentes, faz parte do projeto de estudo dos modais operantes no país, além de incluir a educação de trânsito dentro do ensino escolar.
Inês Pessoa, coordenadora técnica de educação para o trânsito do DMTT, falou sobre o intuito da ação. “Com esse momento, buscamos proporcionar uma imersão dos alunos, não apenas na legislação de trânsito, mas de todo funcionamento das operações. Desde a recepção, quando recebemos a chamada pelo telefone, passando pela divisão de operação até a viatura que vai ao local prestar apoio”, contou.
Durante toda a manhã, os alunos participaram de palestras. No segundo momento, foram direcionados para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), onde aprenderam mais sobre o funcionamento interno desde o recebimento da denúncia até o envio de uma viatura ao local.
Com o auxílio de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os agentes deram continuidade à programação com um momento prático. Fazendo alusão a um sinistro de trânsito entre uma moto e um carro, foi demonstrado o procedimento correto a ser tomado em situações de risco, em prol da vida das vítimas e da fluidez do tráfego.
O estudante Cristian Souza, de 17 anos, contou ter muitas dúvidas sobre as atividades do DMTT, mas que ao longo da atividade ele conseguiu aprender mais sobre a atuação do órgão. “Eu fiquei maravilhado com as operações realizadas aqui. De início, pensamos que seriam mais questões sobre o trânsito, mas depois fomos nos aprofundando e conseguimos perceber que vai além disso. Vimos muito do que estudamos no sistema de logística e o que mais me impressionou foi a forma de lidar em situações de sinistros”, discorreu.
Para além da legislação de trânsito, o programa foi construído com o objetivo de agregar ao planejamento de curso dos alunos, ao expor a parte logística que atua por trás de cada operação administrada pelo Departamento. O contato dos alunos com o órgão gestor do tráfego auxilia na percepção das atividades que funcionam para além das fiscalizações rotineiras.
O professor Diego da Guia, que acompanhava os alunos, falou sobre a importância da atividade formativa. “Para muitos, hoje aqui, foi uma oportunidade de conhecer inclusive uma forma diferente de atuar. Muitos não conheciam, só faziam a referência do DMTT a questão de fiscalização, mas perceberam aqui que tem muita coisa de logística e amplitude de atuação do DMTT no nosso município”, concluiu.