Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos do campus assistem à palestra de estudantes de Direito da Ufalsobre Cidadania Digital

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 23/02/2024 16h20, última modificação: 23/02/2024 16h20
Exibir carrossel de imagens colaboração: Tema foi proferido por alunos de Direito da Ufal para os estudantes do Ifal B enedito Bentes

A “Superexposição infanto-juvenil nas redes sociais”, foi tema de uma palestra proferida, na manhã desta sexta-feira (23), pelos estudantes de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para os estudantes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A temática integra uma ação do Programa de Extensão Continuada (PEC) da Faculdade de Direito, voltado  para a promoção dos direitos humanos, justiça e cidadania e, pelo qual, os alunos incorporam  o conhecimento ao agir  prático  com a comunidade, promovem a responsabilidade social e atuam como vetores da ética, justiça e cidadania.

Neste ano, o PEC traz como tema principal "Cidadania Digital" que é abordado pelos  estudantes do curso da Ufal na comunidade escolar. Daniel Emídio, aluno do curso de Direito e ex-servidor do Campus Benedito Bentes, explicou que a palestra tratou sobre a política de uso das ferramentas digitais e aplicativos de internet e sobre alguns delitos que podem ser cometidos no âmbito da internet para que evitar haja violação de direito das pessoas durante o suso das ferramentas digitais. ”Explicamos também sobre o conceito de cidadania, sobre a cidadania digital e sobre o que é ser cidadão digital.Tratamos tudo isso como uma metodologia de projeto da Ufal”, declarou o estudante.

A palestra ocorreu no auditório do campus e foi acompanhada por servidores e dirigentes do campus. Para os alunos do curso de Direito, a recepção dos estudantes do Ifal foi bastante positiva, porque eles têm uma visão de mundo diferente,  porque já são preparados para o mercado de trabalho. “Isto se tornou mais cômodo para a gente. Nos ajudou demais”, ressaltou Daniel Emidio.

O fato de os alunos do Ifal já serem de uma geração da internet também facilitou o contato entre os graduandos e os alunos do curso da unidade do Ifal, segundo avaliam os discentes da Ufal.Para eles, os alunos participantes da palestra estão sendo introduzidos na cidadania, mas já nasceram na época da internet e, por isso, é importante  ressaltar  o valor da responsabilidade digital.

Estudantes da Ufal com os dirigentes do Campus Benedito Bentes do Ifal

A equipe que participou da palestra foi composta por Ana Clara, Deborah Salim, Adriano Márcio, Everson Macedo e Elias Félix e Daniel Emídio, orientados pela professora Juliana Jota Dantas.