Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Enfermagem promovem Fevereiro Laranja para lembrar prevenção a leucemia

publicado: 07/02/2020 15h00, última modificação: 07/02/2020 15h00

Laranja é a cor que predomina entre os alunos do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Trata-se de mais uma ação mensal do projeto de extensão denominado Saúde e suas Cores e que durante todo o mês de fevereiro traz como tema o combate a leucemia, tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, tanto crianças como adultos.Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a doença já  provocou mais de 7 mil mortes em uma década.

O projeto Saúde e suas Cores, sob a orientação da professora Paulyanne Magalhães, com o apoio do coordenador do curso, Salomão Patrício França e dos docentes Letícia Oliveira de Melo e Kaline Delgado Gama, visa alertar sobre os cuidados com a saúde por meio de estímulo à prevenção de doenças e de risco à vida das pessoas. São onze meses de alternância de cores no campus para lembrar as comunidades interna e externa sobre a necessidade de prevenção à saúde. A atividade não ocorre em janeiro devido às férias escolares.

A ação começou em setembro do ano passado com orientações sobre  o combate ao suicídio onde o amarelo foi a cor predominante  na unidade de ensino. Os estudantes Carlos Henrique, Louise Rachel, Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os responsáveis por mudar a tonalidade do campus a cada mês para atender ao propósito do projeto. Neste mês, cartazes de orientação foram expostos no acesso à entrada e no pátio do campus do Ifal na parte alta de Maceió.

Entre as informações apresentadas pelos estudantes estão  os sinais e sintomas da doença que pode ser identificada  em casos de:
Anemia;
Fadiga;
Falta de ar;
Palpitação;
Sangramento na gengiva;
Manchas roxas;
Febre e
Perda de peso

Esse diagnóstico pode ser constatado a partir de exames de sangue, de coagulação, bioquímico, mielograma (exame de medula).

No projeto, os estudantes orientam a comunidade como ser doador de medula óssea. “Para se habilitar como doador, o interessado deve procurar um hemocentro, realizar o cadastro, ter entre 18 e 55 anos, não ter doenças infecciosas e estar em bom estado geral de saúde", explica  Évia Larissa.

Mais informações

A detecção precoce de qualquer tipo de câncer, ainda é a melhor estratégia para combater a doença e oferecer qualidade de vida por meio do tratamento adequado. O principal exame de sangue para confirmar a suspeita de leucemia é o hemograma, que apresentará alterações em seus resultados. Para confirmar a presença da doença, o paciente deverá passar pelo exame da medula óssea (mielograma). Em outros casos, pode ocorrer a necessidade de biópsia da medula óssea. Vale ressaltar que a leucemia pode ser aguda ou crônica. O tipo agudo normalmente está acompanhado por sintomas. Já a crônica costuma ter evolução lenta.

Segundo estimativas do INCA, somente em 2018, surgiram quase 11 mil novos casos da doença em todo o país. O Atlas de Mortalidade por câncer, divulgado em 2015, apontou que a leucemia ocasionou a morte de 6.837 pessoas em todo o país. Já a estimativa de novos casos, em 2018, subiu para 10.800. Atualmente, a leucemia é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres.

Tratamento

De acordo com o INCA, o início do tratamento da leucemia tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. O tratamento é feito em etapas e pode incluir quimioterapia, imunoterapia, radioterapia ou transplante da medula óssea. Depois de instalada, a leucemia costuma progredir rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico. Se diagnosticada em estágio inicial, a leucemia tem grandes chances de cura.

SAÚDE E SUAS CORES