Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos de Enfermagem e Setor de Saúde lembram o Dia Mundial da Luta contra a Aids

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/12/2020 12h54, última modificação: 01/12/2020 12h54

O  Setor de Saúde do Campus Ifal Benedito Bentes e o projeto Saúde e suas Cores  dos alunos do curso técnico em Enfermagem lembram nesta terça-feira (1º) o Dia Mundial da Luta contra a Aids.O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), aderiu à campanha e preparou um material educativo super legal, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as formas de combate ao HIV e do estigma em torno da doença.

Estudantes do Projeto Saúde e suas Cores informam que  a  campanha Dezembro Vermelho representa o mês de sensibilização e conscientização ao combate de IST’s e AIDS, além do combate ao preconceito e estigma em torna da pessoa infectada.

O dia 1º de dezembro foi estabelecido como dia mundial de luta contra a AIDS. A  data foi estabelecida em 1988 pela ONU e a cor vermelha serve para ilustrar o símbolo utilizado pela causa, o laço vermelho que representa os laços afetivos. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS.

As ações buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento, além de orientações sobre as principais IST’s. De acordo com o UNAIDS há cerca de 38 milhões de pessoas no mundo vivendo com HIV (até o final de 2019), sendo aproximadamente 36,2 milhões de adultos e um pouco mais de 1 milhão de crianças (menores de 15 anos). Por isso, procure uma UBS e faça o teste rápido. Conhecer seu estado sorológico para HIV e outras IST’s é a melhor prevenção.