Notícias
Adolescentes do CRAS recebem orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Cabisbaixos e sob cochicos entre eles, nos primeiros momentos, mas atentos às orientações, até se sentirem seguros sobre a importância da informação, os adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do conjunto Selma Bandeira, localizado no bairro Benedito Bentes, participaram na tarde de sexta-feira (15), de uma ação com participação dos (as) estudantes do 4º período de Enfermagem da unidade de ensino do Ifal na parte alta de Maceió e que teve como tema “IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Métodos Contraceptivos”.
Sob a orientação da professora Roseane Nobre, os (as) estudantes Maria Eduarda da Silva Santos, Josias Ferreira da Silva Júnior, Rainara Alves da Silvae Kaylane Maria Barbosa da Silva explicaram aos adolescentes, a necessidade de serem informados sobre a temática e, deste modo, adquirirem consciência na prática sexual durante a vida adulta.
Os (as) estudantes transmitiram aos adolescentes sobre quais são os contraceptivos que podem evitar doenças sexuais transmissíveis e citaram, entre esses, a camisinha, pílula, o DIU, diafragma, anel. Houve orientação também sobre as doenças transmissíveis que podem resultar em problemas para a saúde, como por exemplo, a gonorréia.
Os adolescentes receberam ainda, orientações sobre o uso da pílula conceptiva que inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozóides e evitando a fecundação. As orientações, segundo a professora Roseane Nobre, foram no sentido de mostrar como tomar a pílula, o que fazer em caso de esquecimento, quais os procedimentos a serem tomados, caso haja esquecimento no uso das pílulas e sobre os seus efeitos colaterais.
Ao explicar sobre o uso da pílula do dia seguinte, os estudantes do Ifal alertaram ao público juvenil, sobre situação de emergência, como, por exemplo, o “estouro” da camisinha, bem como o uso regular da pílula do dia seguinte. Houve ainda, exposição dos estudantes sobre como abrir e de usar os preservativos.
Os alunos do campus fizeram referência ao anticoncepcional hormonal injetável que deve ser aplicada a cada 30 dias e a cada três meses, esta última tem como único hormônio a progesterona. Os alunos do curso técnico em Enfermagem ensinam também ao público a usar o preservativo feminino. Em seguida, o assunto tratado foi sobre a dupla proteção que é a prevenção simultânea da gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV/Aids.
Após a explicação dos (as) estudantes do curso técnico em Enfermagem, os adolescentes foram orientados a transmitir os ensinamentos adquiridos com os alunos para os demais colegas presentes e, neste momento, os participantes da ação educativa se mostraram mais descontraídos e consciente da importância sobre a discussão sobre as IST’s.