Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Adolescentes do CRAS recebem orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/09/2023 15h27, última modificação: 19/09/2023 13h43

Cabisbaixos e  sob cochicos entre eles,  nos  primeiros momentos, mas atentos às orientações, até se sentirem seguros sobre a importância da informação, os adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do conjunto Selma Bandeira, localizado no bairro Benedito Bentes, participaram na tarde de sexta-feira (15), de uma ação com participação dos (as) estudantes  do  4º período de Enfermagem da unidade de ensino do Ifal na parte alta de Maceió e que teve como tema “IST’s  (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Métodos Contraceptivos”.

Sob a orientação da professora Roseane Nobre, os (as) estudantes Maria Eduarda da Silva Santos, Josias Ferreira da Silva Júnior, Rainara Alves da Silvae Kaylane Maria Barbosa da Silva explicaram aos adolescentes, a necessidade de serem informados  sobre a temática e, deste modo, adquirirem consciência na prática sexual durante a vida adulta.

Os (as) estudantes transmitiram aos adolescentes sobre quais são os contraceptivos que podem evitar doenças sexuais transmissíveis e citaram, entre esses, a camisinha, pílula, o DIU, diafragma, anel. Houve orientação também sobre  as doenças transmissíveis que podem resultar em problemas  para a saúde, como por exemplo, a gonorréia.

Os adolescentes receberam ainda, orientações sobre o uso da pílula  conceptiva que inibe a ovulação  e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozóides e evitando a fecundação. As orientações, segundo a professora Roseane Nobre, foram no sentido de mostrar como tomar a pílula, o que fazer em caso de esquecimento, quais os procedimentos a serem tomados, caso haja esquecimento no uso das  pílulas e  sobre  os seus efeitos colaterais.

Ao explicar sobre o uso da pílula do dia seguinte, os estudantes do Ifal  alertaram ao público juvenil, sobre situação de emergência, como, por exemplo, o “estouro” da camisinha, bem como o uso regular da pílula do dia seguinte. Houve ainda, exposição dos estudantes  sobre como  abrir e  de usar os preservativos.

Os alunos do campus  fizeram referência  ao anticoncepcional hormonal injetável  que deve ser aplicada  a cada 30 dias  e a cada três meses, esta última tem como único hormônio a  progesterona. Os alunos do curso técnico em Enfermagem  ensinam também ao público a usar o preservativo feminino. Em seguida, o assunto tratado foi sobre  a dupla proteção que é a prevenção simultânea da gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV/Aids.

Após a explicação dos (as) estudantes do curso técnico em Enfermagem, os adolescentes foram orientados  a transmitir os ensinamentos adquiridos com os alunos para os demais colegas presentes e, neste momento, os participantes da ação educativa se mostraram mais descontraídos e consciente da importância  sobre a discussão sobre as IST’s.