Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes do curso técnico em Enfermagem realizam atividades na Polícia Federal e na UPA do Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Estudantes do curso técnico em Enfermagem realizam atividades na Polícia Federal e na UPA do Benedito Bentes

Ações educativas sobre preservação da saúde ocorreram nos dias 23 e 24 deste mês nos órgãos públicos

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 25/11/2021 13h46, última modificação: 25/11/2021 13h46
Exibir carrossel de imagens Foto cedida Alunas do curso de Enfermagem na UPA do Benedito Bentes

Alunas do curso de Enfermagem na UPA do Benedito Bentes

 Uma atividade de campo das alunas e dos alunos do curso técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem proporcionado  importantes parcerias com instituições públicas e beneficiados servidores públicos e comunidades com conscientização sobre a preservação da saúde. Sob a supervisão da professora Paullyanne Araújo, os estudantes prestam serviços de atendimento  à saúde, por meio de testes de glicemia e de pressão arterial. Nesta semana, duas dessas tarefas extraclasses foram realizadas: a primeira na  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Benedito Bentes na terça-feira (23) e a outra na sede administrativa da Polícia Federal, no bairro Jaraguá.

Na UPA do Benedito Bentes,  estudantes do curso técnico em Enfermagem realizaram  uma ação educativa com os usuários e acompanhantes  da unidade ambulatorial sobre a importante do combate a diabetes. De acordo com o Atlas da Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes, em 2021, 6,7 milhões de pessoas morreram no mundo em decorrência da doença. No Brasil, foram mais de 214 mil mortes, de pessoas entre 20 e 79 anos, em decorrência da doença. Na UPA, os alunos e as alunas foram recebidos  pela psicóloga Priscilla, pela gestora de Pessoas, Camila e pela enfermeira Geraldite, coordenação de enfermagem da unidade de pronto atendimento.

No dia seguinte, na quarta-feira, a atividade foi no prédio administrativo da Superintendência da Polícia Federal de Alagoas onde as ações educativas de preservação da saúde foram voltadas para os funcionários e o público. A professora Paullyanne Araújo explicou que  essas ações se integram ao calendário letivo dos alunos e a eventos alusivos aos cuidados com a saúde e daí, surgem essas parcerias importantes como a da UPA do Benedito e da Polícia Federal. “Sempre nas atividades de educação da saúde como Novembro Azul e Outubro Rosa e outras datas como essas realizamos essas atividades que, quem sabe não pode se transformar em um ponto de ensaio dos alunos”, explicou a docente.