Notícias
2º Colóquio de Pesquisas em EPT encerra com avaliação positiva
O segundo dia do 2º Colóquio de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi de apresentações de trabalhos dos egressos da pós-graduação das turmas 2018 e 2019. O evento teve início na manhã de quinta-feira (8) em uma solenidade online com a presença do reitor Carlos Guedes, da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira, do diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim e do coordenador do ProfEPT, Ricardo Cavalcanti.
O evento foi sequenciado na sexta-feira (9), à tarde, mediados pelos professores Jarbas Gomes e André Suêldo e com as apresentações dos mestres das turmas 2018 e 2019.O primeiro a apresentar foi o mestre Jonatas Costa que expôs o trabalho sobre “Máquinas Elétricas”. Ele produziu um vídeo sobre o cientista Michael Faraday para ser aplicado em aulas com alunos dos cursos técnicos de Eletrotécnica. O segundo mestre a apresentar foi o Deivison Campos que mostrou uma Sequência Didática: Proposta para Abordagem dos Temas HIV e Aids em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho. A terceira apresentação foi da mestra Lidiane Bonfim sobre o tema Sequência Didática: discutindo a violência contra a mulher no contexto do Ensino Médio Integrado. Na sequência, o mestre Frantchesco Porciúncula Dias Pinto expôs o produto educacional, Oficina de introdução às Geotecnologias nas aulas de Geografia. Jefferson Gerlanio do Nascimento prosseguiu as apresentações com o trabalho “Controle Social: informações e Orientações Básicas”, um estudo sobre ferramentas de controle social na educação profissional, por meio da implantação de uma cartilha sobre o controle social. José Emiliano dos Santos apresentou o produto educacional Cartilha Ambiental: resíduos sólidos. O mestre Diego Alves, foi o último trabalho apresentado. O produto educacional aborda o tema Narrativas Quilombolas: memórias da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL.
O coordenador do ProfEPT/Ifal, Ricardo Cavalcanti declarou que o colóquio terminou de forma produtiva. “A expectativa foi superada. As nossas discussões dispostas no YouTube vão estar nas nossas mentes”, declarou. Ele agradeceu à comissão organizadora, aos egressos que se apresentaram. Estendeu os agradecimentos ao reitor do Ifal, à PRPPI à Direção-Geral do Campus Benedito Bentes e ao ProfEPT nacional.
“O próximo colóquio vai ser mais robusto e vai manter a qualidade apresentada por esses mestres brilhantes e têm razão de ser porque vocês assumiram esse compromisso conosco”, finalizou o coordenador.
O Colóquio teve 167 inscritos com participação de várias instituições de ensino externas ao Ifal.