Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 06/02/2023 22h54

O Campus Arapiraca, pertencente ao Instituto Federal de Alagoas, chegou ao município em 2010. Em um convênio firmado entre a Prefeitura de Arapiraca e a União, ficou definido que a prefeitura cederia espaço físico de salas da Escola Municipal Hugo José Camelo de Lima, localizada na praça Luís Pereira Lima, no centro da cidade, para viabilizar o início das aulas.

O sorteio das 160 primeiras vagas atraiu 1601 candidatos e ocorreu no dia 25 de agosto. A aula inaugural foi realizada no dia 1º de setembro, no auditório do Fórum Estadual Desembargador Orlando Manso. Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, como o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, e o prefeito do município, Luciano Barbosa.

Campus Arapiraca, primeira sedeAs aulas regulares começaram no dia 8 de setembro, na Escola Municipal Hugo José Camelo Lima, no Centro de Arapiraca. Nesse início, a parte administrativa do campus e alguns laboratórios funcionavam no prédio alugado pela Prefeitura de Arapiraca, na rua Engenheiro Godílio de Castro, vizinho à sede do Sebrae. Depois, foi feita uma reforma que se alongou na Escola Hugo Lima e, no mês de abril de 2015, o Ifal seguiu para um prédio alugado com recursos próprios, na rua São Francisco, 855, também no Centro. Nesse período, a biblioteca e alguns laboratórios permaneceram na rua Engenheiro Godílio Castro. Os cursos oferecidos eram os técnicos de Eletroeletrônica e Informática, que são integrados ao ensino médio, além do curso técnico subsequente (para quem já terminou o ensino médio) em Eletroeletrônica.

Campus Arapiraca, sede temporária

Somente em março de 2017 todos os setores do Ifal Arapiraca foram reorganizados em um único local, no prédio da rua Professor Domingos Correia, número 1207, no bairro de Ouro Preto. E em setembro de 2018 (no dia 1º), foi realizada a primeira atividade oficial da instituição na sede própria, os Jogos Internos do Ifal. A inauguração oficial foi realizada no dia 26 de outubro. Desde então, a instituição está funcionando às margens da rodovia estadual AL-110, na saída para Taquarana, no bairro Deputado Nezinho.

Campus Arapiraca

Em 2019, com a nova sede em funcionamento, a instituição abriu mais um curso técnico, o subsequente em Logística. E passou a ofertar duas graduações, Licenciatura em Letras-Português (vespertino) e o bacharelado em Sistemas de Informação (noturno). O Ifal Arapiraca também oferta a pós-graduação em Ensino das Ciências e Matemática e em Linguagem e Práticas Sociais.

Assim, o Ifal espera contribuir com a educação, viabilizando a transformação social dos estudantes e da região.

Sobre os Institutos Federais

Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

Confira o vídeo institucional do Campus abaixo: