Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Semana de ambientação do ensino remoto começa dia 14 no Ifal Arapiraca

Semana de ambientação do ensino remoto começa dia 14 no Ifal Arapiraca

Equipe se reuniu com pais e responsáveis para tirar dúvidas e explicar as próximas etapas
por Elaine Rodrigues publicado: 02/09/2020 11h17, última modificação: 02/09/2020 11h17

A partir do dia 14 de setembro uma nova etapa começa para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca. É a semana de ambientação do ensino remoto emergencial, a modalidade que vai ser adotada pela instituição durante este momento de pandemia da Covid-19.

Em Arapiraca, o retorno das atividades acadêmicas vai ocorrer para todas as turmas, de acordo com decisão dos colegiados dos cursos. As medidas seguem as diretrizes da Resolução nº 50/2020 do Conselho Superior do Ifal (Consup).

No dia 14, às 16h, será realizado um encontro para marcar o início das atividades acadêmicas e o acolhimento dos estudantes do campus. A partir de então, os professores começam atividades de revisão de conteúdo e iniciam a aplicação das metodologias que serão utilizadas durante as aulas remotas. Entre os dias 28 de setembro e 28 de outubro, o campus realizará o primeiro período de aulas remotas.

No ensino remoto, os professores vão utilizar plataformas para colocar atividades e orientações. Os primeiros contatos estão sendo feitos com os estudantes pelo e-mail institucional. Se o estudante ainda não tiver acesso a ele, deve verificar o e-mail cadastrado no SigaA porque a senha de redefinição será mandada para este e-mail cadastrado. Caso o e-mail não esteja ativo, sem acesso ou com erro na grafia, deverá ser atualizado imediatamente e aguardar alguns dias para tentar novamente por este link. Em caso de dúvidas, envie os questionamentos para email@aluno.ifal.edu.br.

Na etapa de aulas remotas, os professores também podem utilizar as plataformas para aulas em tempo real. Nesse caso, para que os estudantes possam se programar, as aulas em tempo real foram organizadas por turno, de acordo com o turno do estudante no campus.

Matutino – turmas de Eletroeletrônica e Informática – das 8h às 10h25

Vespertino – turmas de Eletroeletrônica, Informática e Letras – das 14h às 16h25

Noturno – turmas de Eletroeletrônica, Logística e Sistemas de Informação – das 20h às 21h30

Reunião com os pais

Na noite dessa terça-feira, 1º, a novidade foi apresentada aos pais e responsáveis pelos estudantes do campus. O reitor do Ifal, Carlos Guedes, e a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, estiveram presentes.

O diretor-geral do campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, explicou que a instituição vinha se preparando para ter condições de retomar as atividades. “Com muita certeza de que nós sabemos o que estamos fazendo, com muita responsabilidade e tranquilidade, procurando sempre o melhor para as filhas e os filhos dos senhores, a gente traz a notícia da volta das atividades acadêmicas”.

As diretrizes aprovadas pelo Consup foram apresentadas pelo chefe do Departamento de Ensino do campus, Augusto de Oliveira. Ele lembrou que todas as turmas do campus vinham participando de atividades remotas com os professores desde o início da pandemia.“O objetivo antes era manter o vínculo, manter o contato com o estudante. Então, nós levamos todas as experiências exitosas aqui do campus para a construção das diretrizes, como cada campus assim o fez”, explicou, referindo-se à construção do documento aprovado pela instituição.

Veja a reunião realizada no dia 1º de setembro.

O campus vem se preparando com formação de professores, reuniões entre os colegiados dos cursos e reuniões gerais. Nos dias 15 e 16 de setembro devem ocorrer encontros virtuais com a equipe de Pedagogia, setor de Saúde, coordenações de cursos e Departamento de Ensino. E para os dias 17 e 18 estão marcados treinamentos com as principais ferramentas utilizadas no ensino remoto emergencial.

Resolução

De acordo com a resolução aprovada pelo Consup, as atividades do ensino remoto emergencial serão desenvolvidas inicialmente por até 50 dias e depois de uma avaliação podem ser prorrogadas até que a instituição tenha condições para o retorno às atividades presenciais. Durante o período do ensino remoto emergencial as atividades serão consideradas como efetivo trabalho escolar e no campus Arapiraca será utilizado para fechar o primeiro bimestre do calendário escolar 2020, já que quando as aulas foram suspensas o primeiro mês de aulas tinha encerrado.

Para garantir o acesso de estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica ao retorno às atividades, a instituição vem construindo um edital de auxílio conectividade, que vai conceder chips para celular e um auxílio para a compra de um equipamento para que os estudantes possam se conectar com a instituição. Outra medida tomada foi a adesão ao projeto “Alunos Conectados”, que também vai atuar para facilitar a comunicação dos estudantes com o Ifal, no período de atividades remotas.