Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Licenciatura em Letras-Português tem sua primeira concluinte no Ifal Arapiraca

Licenciatura em Letras-Português tem sua primeira concluinte no Ifal Arapiraca

Jussara da Silva fez análise de textos argumentativos entre alunos do ensino médio

por Jhonathan Pino publicado: 30/12/2022 12h30, última modificação: 30/12/2022 14h12

A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio integrado” é o título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da primeira concluinte da Licenciatura em Letras-Português, ofertado desde 2019, pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Arapiraca. Maria Jussara da Silva o defendeu no último dia 23, no auditório da unidade, sob a orientação da professora Adriana Nunes.

Em sua monografia, Jussara apresenta as dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio na produção de textos dissertativos-argumentativos. Para isso, ela contou com redações de alunos do 3º ano do próprio Ifal.

A pesquisa foi desenvolvida por meio do laboratório de redação proposto pelo o Ifal, nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de 3° ano. A seleção das redações foi feita pela natureza temática divergente: cada proposta tinha ângulos diferentes: uma era centrada em políticas públicas (A crise hídrica no Brasil) e outra na visão social (Como o excesso/falta de empatia pode afetar o mundo). Assim, pudemos analisar com mais ênfase a construção argumentativa, avaliando os recursos empregados: técnicas argumentativas, elaboração argumentativa e os operadores argumentativos usados”, detalhou.Defesa foi realizada no dia 23 de dezembro, no Auditório do Campus Arapiraca.jpeg

Jussara lembra que as redações não foram originalmente feitas para a pesquisa, mas haviam sido selecionadas pela professora de uma turma convidada, com a intenção de não direcionar a escrita argumentativa para a análise do TCC. Com isso, ela pôde constatar mais naturalmente, entre os alunos do ensino médio, as dificuldades de argumentação em temas adversos, quando estes exigem um conhecimento crítico e autônomo. Também percebeu-se a falta de domínio de algumas operações mais complexas da argumentação, como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, além da construção de argumentos incompletos.

Professora pesquisadora

Enquanto elaborava a pesquisa, Jussara já atuava como professora de Língua Portuguesa, do 6° ao 9° ano, nas redes pública e privada. Ela acredita que essas experiências contribuíram para a construção da pesquisa, mas mencionou que todo o processo de seleção e análise das redações foi realizado com o suporte teórico da sua orientadora.
O curso de Letras/Português contribui de formas variadas e significativas para a minha atuação na sala de aula, desde o conhecimento pedagógico para o desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa, como ampliar minha visão sobre o posicionamento linguístico enquanto professora de língua, até em compreender a língua como um fator indentitário do aluno e que ela é capaz de transformar sua realidade social. Muito da minha pesquisa é construída com os conhecimentos adquiridos durante o curso de Letras”, comenta.Maria Jussara da Silva busca conciliar ensino e pesquisa em sua atuação profissional.jpg

Para Adriana, a trajetória de Jussara é um exemplo do impacto que o curso de Letras tem para a região. De acordo com ela, embora já existissem outras graduações similares, no momento em que o campus fez o estudo de sua viabilidade do curso, foi observada a carência de docentes para lecionar a disciplina de Língua Portuguesa na região. Além disso, seria necessário um profissional com um perfil mais voltado às questões da Literatura e Linguística.

Formar esta primeira turma, ter a primeira defesa do nosso curso, foi fundamental para a gente cumprir esse papel do Ifal de cooperar com a comunidade, com a formação inicial dos professores. A gente sabe que tem um professor que vai sair do Ifal voltado não só apenas para o ensino, como também para pesquisa. A Jussara, por exemplo, tem o interesse de continuar sua vida acadêmica e fazer uma pós, aqui no campus, em Linguagem e Práticas Sociais. Então ela, além de ser professora, é uma professora pesquisadora, e isso é muito importante”, pontuou Adriana.

Acesse aqui, para mais informações sobre o curso.