Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca retoma atividades acadêmicas de forma remota

Ifal Arapiraca retoma atividades acadêmicas de forma remota

Semana de Ambientação conta com palestras, treinamento de ferramentas digitais e reuniões
por Elaine Rodrigues publicado: 15/09/2020 15h49, última modificação: 25/09/2020 09h13
Augusto Oliveira, Angélica Cordeiro e Fábio Ribeiro durante início das atividades do ensino remoto emergencial

O canal do Departamento de Ensino do Ifal Arapiraca se transformou em um auditório na abertura do Ensino Remoto Emergencial. As atividades acadêmicas do campus foram retomadas nessa segunda-feira, 14, com uma transmissão ao vivo, que chegou a reunir mais de 250 participantes simultaneamente.

No início da programação, o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, cumprimentou estudantes, servidores e relatou o esforço feito por toda a instituição. “Levou um tempo para nos planejar, para que realmente fosse possível aquela nossa excelência, nosso compromisso, o nosso trabalho fosse realmente de qualidade. E, certamente, agora estamos prontos. Estamos prontos para recebê-los com toda a satisfação, com toda a alegria. De uma forma diferente, com todos os nossos professores capacitados, treinados. Vocês também terão momentos de treinamento, tanto das plataformas, dos novos espaços, do SigaA enfim, a partir desta semana vocês poderão estar interligados, interconectados conosco”.

O chefe do Departamento de Ensino, Augusto de Oliveira, e o coordenador pedagógico, Enildo Freire, participaram da abertura das atividades acadêmicas e reforçaram informações úteis aos estudantes, como a programação da semana e a importância do uso do e-mail institucional. Quem ainda não tiver acesso, deve verificar o e-mail cadastrado no SigaA e corrigi-lo caso esteja errado. Eles [servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação] pedem esse e-mail pessoal de vocês para que possam enviar o link de redefinição da senha do e-mail institucional. Porque todos os e-mails institucionais de todos os alunos já foram criados. Mas, para acessar, para conseguir utilizar, cada aluno tem que redefinir sua senha e só quem pode fazer isso é o próprio aluno por questões de segurança”, explicou Augusto.

Desta forma, após corrigir o e-mail cadastrado no SigaA, o estudante deve aguardar alguns dias para tentar novamente o acesso do e-mail institucional por este link.

A transmissão de abertura das atividades da semana de ambientação do Ifal Arapiraca contou ainda com a intérprete de Libras Angélica Cordeiro e a palestra de Lucas Paiva, empreendedor que atua na área da Educação. Ele falou sobre como se preparar para 'o novo normal', em uma conversa animada e que contou com bastante interação dos estudantes. Para quem não conseguiu acessar, o vídeo está disponível aqui.

Segue abaixo a programação da primeira semana de ambientação. Na próxima semana os professores começam a revisar conteúdos e as aulas remotas devem começar no dia 28 de setembro.

Programação das turmas dos cursos técnicos integrados - manhã

Programação das turmas dos cursos técnicos integrados - tarde

Programação das turmas dos cursos técnicos subsequentes

Programação das turmas dos cursos de graduação