Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > E-mail institucional: saiba como ter acesso à ferramenta!

E-mail institucional: saiba como ter acesso à ferramenta!

As aulas do ano letivo 2021 começam no dia 20 de maio
por Elaine Rodrigues publicado: 06/05/2021 10h54, última modificação: 17/08/2021 09h38
Exibir carrossel de imagens Novos estudantes matriculados precisam criar e-mail até o dia 18 de maio

Novos estudantes matriculados precisam criar e-mail até o dia 18 de maio

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifal disponibiliza e-mail institucional para estudantes cadastrados no sistema SigaA. O e-mail é importante para o ensino remoto emergencial, fase em que estamos devido à pandemia de Covid-19. A ferramenta é utilizada para o envio de informes oficiais da instituição, além dos convites para acompanhar as aulas e está integrado ao Google Acadêmico, que possui espaço ilimitado no Google Drive e no Gmail.

Como o ano letivo do Campus Arapiraca começa no dia 20 de maio e os convites para as primeiras aulas vão ser enviados no dia 18, saiba como fazer o seu e-mail institucional:

Primeiro, quem pode fazer o e-mail institucional? O acesso deve ser feito somente por estudantes que já passaram pelo processo de pré-matrícula online e estão matriculados na instituição (é preciso esperar o resultado final da análise dos documentos da pré-matrícula!).

Número da matrícula

Antes de tudo, é necessário o número de matrícula! A Coordenação de Registro Acadêmico enviará a todos os novos estudantes do Ifal Arapiraca o número da matrícula, para que seja possível fazer o cadastro no SigaA. Essa comunicação será feita pelo e-mail informado no ato da pré-matrícula.

Se você recebeu esse e-mail, então é hora de fazer o cadastro no SigaA, neste link! Lembre-se que o cadastro só será validado se os dados digitados na tela acima forem os mesmos informados na pré-matrícula, ou seja, CPF, número do RG, data de nascimento e e-mail. Além disso, é importante que o campo Ano/Semestre Inicial seja preenchido com 2021 – 1.

Se você ficou com dúvida, veja o tutorial feito pelo Campus Penedo, com orientações gerais que se adequam a todos os novos estudantes do Ifal.

Anote bem o login e a senha porque esse sistema será bastante utilizado até o final do curso. E com o login e a senha, é hora de fazer o e-mail institucional nesta página aqui

Novos estudantes devem fazer o e-mail institucional para receber os links das aulasA página do e-mail também possui as seguintes instruções:

Caso tenha sido feita alteração de senha no SigaA, é necessário aguardar algumas horas para a sincronização.

Caso o aluno tenha esquecido a senha, na tela inicial do SIGAA há links para recuperação de login e senha. Caso o aluno não consiga recuperar sua senha, a orientação é entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do campus, pelo e-mail , para pedir orientações sobre a normalização do acesso.

Sobre o e-mail

Novos estudantes devem fazer o e-mail institucional para receber os links das aulasO e-mail  será formado pelas siglas do nome do estudante, com um número para diferenciar quem tenha as mesmas letras iniciais nos nomes. Depois de ter acesso ao e-mail, é necessário recuperar a senha dele, siga os passos:

1 - Acessar o endereço www.gmail.com e digitar seu e-mail institucional no campo “Email ou Telefone”. Em seguida clicar no botão “próxima”.

2 - Clicar no botão “Esqueceu a Senha?”

3 - Clicar no botão “Tentar de outro jeito”

4 - Digitar o endereço do seu e-mail de recuperação ( é seu e-mail pessoal cadastrado no SigaA). Em seguida clicar no botão “Enviar”.

5 - Acessar seu e-mail de recuperação (e-mail pessoal cadastrado no SigaA) e abrir o e-mail enviado pelo Google para acessar o código de acesso. Copiar ou anotar o código de segurança informado no e-mail.

6 - Voltar ao Gmail onde está tentando recuperar a senha do e-mail institucional, inserir o código de acesso no campo “Inserir código” e clicar no botão “Próxima”.

7 - Clicar no botão “Aceitar” para concordar com os termos de uso do e-mail.

8 - Finalizar a recuperação criando uma nova senha e em seguida clicar no botão “Alterar senha”. Logo após esse passo você será levado à tela inicial de seu e-mail institucional.

O Departamento de Ensino pede que após a ativação do e-mail institucional, os novos estudantes informem o e-mail institucional para a Coordenação de Registro Acadêmico - coloque seu nome completo, turma, período e seu novo e-mail. O contato da coordenação é o .

A DTI informa que, como o e-mail é de uso institucional, a conta será excluída seis meses após o desligamento do aluno, seguindo a orientação da política de correio eletrônico do próprio Ifal. Em caso de dúvidas ligadas à ferramenta, o estudante pode entrar em contato com a DTI pelo e-mail email@aluno.ifal.edu.br .

Tutorial para a recuperação de senha de e-mail com imagens.