Notícias
E-mail institucional: saiba como ter acesso à ferramenta!
Novos estudantes matriculados precisam criar e-mail até o dia 18 de maio
A Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifal disponibiliza e-mail institucional para estudantes cadastrados no sistema SigaA. O e-mail @aluno.ifal.edu.br é importante para o ensino remoto emergencial, fase em que estamos devido à pandemia de Covid-19. A ferramenta é utilizada para o envio de informes oficiais da instituição, além dos convites para acompanhar as aulas e está integrado ao Google Acadêmico, que possui espaço ilimitado no Google Drive e no Gmail.
Como o ano letivo do Campus Arapiraca começa no dia 20 de maio e os convites para as primeiras aulas vão ser enviados no dia 18, saiba como fazer o seu e-mail institucional:
Primeiro, quem pode fazer o e-mail institucional? O acesso deve ser feito somente por estudantes que já passaram pelo processo de pré-matrícula online e estão matriculados na instituição (é preciso esperar o resultado final da análise dos documentos da pré-matrícula!).
Número da matrícula
Antes de tudo, é necessário o número de matrícula! A Coordenação de Registro Acadêmico enviará a todos os novos estudantes do Ifal Arapiraca o número da matrícula, para que seja possível fazer o cadastro no SigaA. Essa comunicação será feita pelo e-mail informado no ato da pré-matrícula.
Se você recebeu esse e-mail, então é hora de fazer o cadastro no SigaA, neste link! Lembre-se que o cadastro só será validado se os dados digitados na tela acima forem os mesmos informados na pré-matrícula, ou seja, CPF, número do RG, data de nascimento e e-mail. Além disso, é importante que o campo Ano/Semestre Inicial seja preenchido com 2021 – 1.
Anote bem o login e a senha porque esse sistema será bastante utilizado até o final do curso. E com o login e a senha, é hora de fazer o e-mail institucional nesta página aqui.
A página do e-mail também possui as seguintes instruções:
Caso tenha sido feita alteração de senha no SigaA, é necessário aguardar algumas horas para a sincronização.
Caso o aluno tenha esquecido a senha, na tela inicial do SIGAA há links para recuperação de login e senha. Caso o aluno não consiga recuperar sua senha, a orientação é entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do campus, pelo e-mail cra.arapiraca@ifal.edu.br, para pedir orientações sobre a normalização do acesso.
Sobre o e-mail
O e-mail @aluno.ifal.edu.br será formado pelas siglas do nome do estudante, com um número para diferenciar quem tenha as mesmas letras iniciais nos nomes. Depois de ter acesso ao e-mail, é necessário recuperar a senha dele, siga os passos:
1 - Acessar o endereço www.gmail.com e digitar seu e-mail institucional no campo “Email ou Telefone”. Em seguida clicar no botão “próxima”.
2 - Clicar no botão “Esqueceu a Senha?”
3 - Clicar no botão “Tentar de outro jeito”
4 - Digitar o endereço do seu e-mail de recuperação ( é seu e-mail pessoal cadastrado no SigaA). Em seguida clicar no botão “Enviar”.
5 - Acessar seu e-mail de recuperação (e-mail pessoal cadastrado no SigaA) e abrir o e-mail enviado pelo Google para acessar o código de acesso. Copiar ou anotar o código de segurança informado no e-mail.
6 - Voltar ao Gmail onde está tentando recuperar a senha do e-mail institucional, inserir o código de acesso no campo “Inserir código” e clicar no botão “Próxima”.
7 - Clicar no botão “Aceitar” para concordar com os termos de uso do e-mail.
8 - Finalizar a recuperação criando uma nova senha e em seguida clicar no botão “Alterar senha”. Logo após esse passo você será levado à tela inicial de seu e-mail institucional.
O Departamento de Ensino pede que após a ativação do e-mail institucional, os novos estudantes informem o e-mail institucional para a Coordenação de Registro Acadêmico - coloque seu nome completo, turma, período e seu novo e-mail. O contato da coordenação é o cra.arapiraca@ifal.edu.br.
A DTI informa que, como o e-mail é de uso institucional, a conta será excluída seis meses após o desligamento do aluno, seguindo a orientação da política de correio eletrônico do próprio Ifal. Em caso de dúvidas ligadas à ferramenta, o estudante pode entrar em contato com a DTI pelo e-mail email@aluno.ifal.edu.br .