Notícias
Clube de leitura do Ifal Arapiraca divulga calendário para 2021
Começo de ano e muita gente está estabelecendo metas para 2021. Que tal ler dez livros durante o ano? O clube de leitura do Ifal Arapiraca, Literalizando, vai ajudar quem quiser cumprir essa resolução. O calendário de leituras foi divulgado e o clube promete incentivar os participantes com bons livros e discussões.
O primeiro livro proposto é Máquinas Como Eu de Ian McEwan. O romance será debatido no encontro marcado para o dia 11 de fevereiro, às 18h, pelo Jitsi Meet. Estudantes, servidores do Ifal e toda a comunidade externa podem participar. É só baixar o aplicativo e acessar a sala LiteralizandoIFAL-McEwan no dia e horário marcados.
Os demais encontros devem ocorrer a cada mês, segue abaixo a lista com os livros:
Março – Becos da Memória, de Conceição Evaristo
Abril – Primavera num Espelho Partido, de Mário Benedetti
Maio – A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói
Junho – Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles
Julho – Pedro Páramo, de Juan Rulfo
Agosto – O Último Dia de um Condenado, de Victor Hugo
Setembro – Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto
Outubro – São Bernardo, de Graciliano Ramos
Novembro – Amada, de Toni Morrison
Sobre o Literalizando
O clube de leitura do Ifal Arapiraca tem pouco mais de um ano de atividades e foi criado no segundo semestre de 2019, depois de uma conversa sobre a importância de livros e leituras entre o professor Lucas Menezes e a estudante Dayara Rafaela Santos, que cursa a licenciatura de Letras-Português no campus e fazia estágio de docência com os estudantes do ensino médio integrado.
Os encontros do Literalizando foram abertos à comunidade externa e o grupo foi se fortalecendo a cada edição. Veio a pandemia de Covid-19, um novo formato, dessa vez virtual, e o clube do livro ganhou uma nova dimensão na vida dos participantes. “Como ficar em casa é o mais indicado, o livro e a leitura continuam sendo uma ótima e indispensável companhia”, destacou o comunicado do Literalizando sobre a suspensão dos encontros presenciais, no início do distanciamento social.