Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Campus Arapiraca realiza primeira colação de grau em Sistemas de Informação

Campus Arapiraca realiza primeira colação de grau em Sistemas de Informação

publicado: 15/03/2023 16h29, última modificação: 15/03/2023 16h35

Por Isabelle Guedes (estagiária de jornalismo)*

Jonas Souza Leandro, um dos pioneiros do curso de Sistemas de Informação, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Arapiraca, concluiu sua graduação na última segunda-feira (13) através da cerimônia de Colação de Grau. Junto com outros dois colegas que apresentaram o trabalho de conclusão de curso (TCC), eles foram os primeiros a obter o diploma da graduação em Sistemas de Informação, que é ofertado no Campus Arapiraca desde 2019.

A cerimônia foi realizada com a participação da professora e coordenadora do curso, professora Cledja Karina Rolim, do diretor-geral do Ifal Campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, e do chefe do Departamento de Ensino, Augusto César.

Em dezembro de 2022, Jonas e seu colega de curso Matheus Brenno apresentaram seu TCC, que foi o desenvolvimento do “Marvin: um chatbot para auxílio à comunidade do Ifal”. A ferramenta visa melhorar a experiência do usuário, na busca por informações relacionadas ao Ifal Arapiraca, já que a quantidade crescente de dados na rede dificulta a vida do usuário. Leia a matéria completa neste link

O curso concluído por Jonas, assim como as graduações universitárias ofertadas nos Campi do Ifal, são oriundos de um processo de verticalização, em que ocorre a expansão do nível técnico oferecido pela instituição.

Fábio Ribeiro, diretor-geral do Campus Arapiraca, celebrou o trabalho concretizado. ‘’Particularmente enquanto diretor, isso é motivo de grande alegria, pois é um marco na instituição. Sonho que foi sonhando lá trás, e hoje passamos a visualizar os frutos desse sonho. A materialização do que foi pensado e planejado.’’, enfatiza.

Ele também pontua a importância do processo de crescimento da graduação ocorrer: ‘’Quero agradecer à Pró-reitoria de Ensino (Proen), desde que pensaram no curso, aos que trabalharam na primeira avaliação do Ministério da Educação, que se deu em março do ano passado e tivemos uma nota quase de excelência, nota 4. Isso projetou nossos cursos de Letras e Sistemas de Informação como um dos melhores cursos referenciados dentro da Rede Federal de Educação Tecnológica.’’, conclui o gestor.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade