Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Sistemas de Informação do Campus Arapiraca tem primeiros concluintes de curso

Sistemas de Informação do Campus Arapiraca tem primeiros concluintes de curso

Trabalhos propõem soluções para portais do setor público e facilita acesso à informação do Ifal

por Jhonathan Pino publicado: 30/12/2022 10h36, última modificação: 30/12/2022 10h46

O curso de Sistema de Informação, Campus Arapiraca, teve agora neste final de dezembro, suas duas primeiras defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Jonas Souza Leandro, Matheus Breno dos Santos Moura e Eduardo Vitor Vieira Torres são os nomes dos pioneiros do curso, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), desde 2019.

Naturais do município Arapiraca, ambos os trabalhos se predispuseram a apresentar soluções de acesso do cidadão a informações de instituições públicas do Estado. A dupla formada por Jonas e Matheus, por exemplo, desenvolveu “Marvin: um chatbot para auxílio à comunidade do Ifal”, uma ferramenta que visa melhorar a experiência do usuário, na busca por informações relacionadas ao Ifal Arapiraca, já que a quantidade crescente de dados na rede dificulta a vida do usuário. O TCC foi apresentado no último dia 22.Marvin está disponível para a comunidade.jpg

Sob a orientação da professora Cledja Rolim, os estudantes realizaram a leitura de projetos pedagógicos, instruções normativas, páginas na internet, visando o cadastramento de informações no chatbot. Fizeram estudo de frameworks e ferramentas disponíveis para disponibilizá-lo para a comunidade, que já pode acessado por meio do link abre.ai/teste-o-marvin.

O Marvin tem justamente o objetivo de facilitar a busca por informações institucionais e de cursos sobre o Ifal, inicialmente do campus Arapiraca. Com o chatbot, podemos ter uma centralização dessas informações, que hoje estão dispersas em diversos sites institucionais, projetos pedagógicos dos cursos, manuais/portarias”, detalha Matheus.Jonas Souza Leandro, Matheus Breno dos Santos Moura construíram o Marvin, que facilita acesso a informações sobre o Campus Arapiraca.jpg

A ideia surgiu do seu colega, Jonas, que após participar de projetos de pesquisa voltado à aplicação web para a aprendizagem, utilizando a gamificação, o PreparaIF, convidou Matheus para atuar em conjunto no desenvolvimento de uma nova ferramenta para o Campus Arapiraca. Dessa vez, eles utilizaram o Dialogflow, da Google; o banco de dados não relacional, Google Firestore, e o Adobe Xd, para criar um protótipo de alta-fidelidade, antes de implementar a página web do chatbot, que posteriormente foi desenvolvido com HTML, CSS, JavaScript e Node.Js.

Matheus ressalta que uma das principais dificuldades ao longo do processo foi o cadastro das intenções no Dialogflow, já que tudo teve que ser feito de forma manual, com a busca de informações em manuais/portarias e sites institucionais do Ifal. Apesar de ainda está sendo aprimorada, a ferramenta disponibilizada já se apresenta bem responsiva aos usuários.

O Marvin dispõe de um formulário de avaliação que pode ser respondido através do próprio chat. Usamos esse banco de dados para guardar e registrar as respostas desse formulário”, comenta Matheus.

Proteção de dados no poder legislativo municipalEduardo Vitor Vieira Torres apresentou um panorama de vulnerabilidades e soluções de portais de 100 municípios alagoanos.jpg

Também de Arapiraca, Eduardo Vitor Vieira Torres aproveitou a etapa do TCC para fazer uma "Análise de vulnerabilidades nos portais web das câmaras municipais alagoanas", apresentado na última terça-feira (27). Com a exceção de dois municípios do estado alagoano, ele conseguiu avaliar o nível de segurança contra hackers e propor soluções para os portais do poder legislativo de todos eles, no que se refere à proteção de dados dos cidadãos.

Principalmente após a Lei de Acesso à Informação, instituições públicas vem adotando soluções na web para atenderem as demandas dos cidadãos. No entanto, soluções na web estão potencialmente sujeitas a ataques cibernéticos que buscam comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações dos sites públicos”, relatou Eduardo.Banca de Eduardo Vitor contou com o orientador Daniel Fireman, os professores Matheus Torquato e Felipe Alencar, este de forma remota.jpeg

O trabalho foi desenvolvido com a orientação do professor Daniel Fireman, que já vinha atuando com Eduardo em um projeto de pesquisa, o VTEX Lab, financiado por uma empresa privada. Para o estudante, o o projeto deu início consolidação a sua formação.

Esse projeto é voltado para crescimento de carreira no qual se tem contato com projetos reais da empresa, eu particularmente evolui muito minhas habilidades comunicativas, aprendi sobre infraestrutura de computadores, análise de desempenho de sistemas e ciência de dados. Atualmente estou passando por um processo seletivo da VTEX para me tornar um funcionário da empresa”, comentou o concluinte.Além da orientadora, Cledja Rolim, a defesa de Jonas e Matheus contou com a participação dos professores Douglas Menezes e Tarsis Marinho.jpg

Professora do curso, Cledja Rolim enfatiza que com a formação dos primeiros alunos do curso do Campus Arapiraca, a região passa a contar com profissionais qualificados e experientes nas mais recentes tecnologias. “Além desta formação tecnológica, disciplinas relacionadas a administração, por exemplo, garantem uma visão ampla destes alunos em várias áreas de atuação. O curso foi recentemente avaliado pelo MEC com conceito 4 (que vai até 5), o que demonstra a preocupação da gestão do campus com a formação destes alunos”, observa.

Conheça mais sobre o curso aqui!