Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Comunicação > Sugestão de pautas

Sugestão de pautas

por Elaine Rodrigues publicado 17/08/2020 11h47, última modificação 25/10/2021 10h02

A comunidade acadêmica do Campus Arapiraca pode sugerir pautas para serem divulgadas pela Assessoria de Comunicação. Confira como proceder:

1- A solicitação de produção de textos jornalísticos, materiais para serem divulgados nas redes sociais e/ou coberturas de eventos começa com o envio das informações básicas (o que? como? onde? por quê? contatos para mais informações) para o e-mail

Prazos

Para que o trabalho possa ser feito de forma eficiente, é preciso seguir prazos para as solicitações:

- Eventos – até dez dias úteis antes da realização;

- Editais – até cinco dias úteis antes da publicação do edital se for para o público externo; até três dias úteis antes se for para o público interno;

- Informações de um modo geral – até dois dias úteis antes do que será noticiado ou até cinco dias depois do acontecimento.

Os pedidos relacionados a temas que têm caráter de urgência terão tratamento diferenciado.

2- As sugestões serão analisadas de acordo com os critérios jornalísticos:

Relevância – informações que sejam de interesse público;

Ineditismo – informações novas e úteis para a comunidade acadêmica ou comunidade externa;

Atualidade – pautas factuais possuem prioridade de análise para que o assunto não demore a ser divulgado e perca sua atualidade;

Abrangência – quanto maior o público atingido pela informação, mais necessidade há de publicação.

3- Depois de analisar a sugestão de pauta, a Assessoria de Comunicação decide pelo melhor encaminhamento da informação, que pode ser divulgada em um dos canais oficiais de comunicação do Campus Arapiraca e/ou enviada para a imprensa.

4- No caso de reportagens, as informações são apuradas, redigidas e editadas por um jornalista e o material é editado publicado no portal institucional, podendo também ser enviado para a imprensa, ação feita pela própria Assessoria de Comunicação.

Importante:

A cobertura é feita de acordo com a estrutura da assessoria no campus e do Departamento de Comunicação e ela pode não ser feita se não houver condições para isso.

O Código de Ética dos Jornalistas diz que ‘a informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo’. Materiais que não sejam de interesse da instituição e/ou sejam de promoção pessoal de servidores e/ou estudantes não podem ser publicados.