Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Extensão > Estágio Obrigatório > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

por Jhonathan Pino publicado 15/04/2020 14h59, última modificação 26/05/2020 11h14

1. Quando posso fazer um estágio?

Resposta: o período em que o aluno está apto a realizar o estágio depende do curso no qual está matriculado.

  • INTEGRADO: a partir do 3º ano do curso.
  • SUBSEQUENTE: a partir do 3º período letivo.
  • SUPERIOR: De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.

2. Onde posso estagiar?

Resposta: Você pode estagiar em uma empresa pública, privada, cooperativa, ONG ou mesmo com um profissional autônomo como um agrônomo, arquiteto ou advogado que te aceite como estagiário. O principal pré-requisito é que haja um profissional formado na área que aceite supervisionar suas atividades. Este profissional será o seu supervisor de estágio. Veja aqui a lista de empresas que já possuem convênio para receber estagiários do IFAL.

3. Como fico sabendo das vagas de estágio?

Resposta: 

  • Na internet - Existem diversos sites e redes sociais onde os alunos podem se cadastrar, como Linkedin. Faça uma busca na internet e tente encontrar algo com seu perfil. 
  • Com agentes de integração – São organizações que ofertam vagas de estágio. A Coordenação de Integração Escola-Empresa (CIEE) é um exemplo de serviço de busca de empregos e monitoramento de vagas em diferentes áreas. Quando o estágio é feito através destas agências, eles ficam responsáveis pela emissão de toda a documentação de regularização do estágio.
  • Com o Coordenador do Curso, Professores e ou Coordenador de extensão. As pessoas da área geralmente conhecem as empresas do ramo. Mantenha contato com seus professores, principalmente os das disciplinas que você tem interesse.
  • Diretamente com as empresas. Seja proativo, entre em contato com as empresas da sua região.

 

4. Consegui uma vaga de estágio, o que faço agora?

Resposta: Antes de iniciar o estágio existem trâmites e documentos que precisam ser providenciados. Não inicie o estágio até tudo estar resolvido. Verifique aqui o fluxograma com todas as etapas da realização do estágio.

 

5. Quais os documentos tenho que providenciar para realizar meu estágio obrigatório?

Resposta: Termo de Compromisso, Plano de Estágio, Termo de Aceite.

  • TERMO DE COMPROMISSO: contrato celebrado entre o estagiário e a empresa, sob acompanhamento do Ifal ou agente de integração, determinando o período de realização do estágio (data de início e data de conclusão), carga horária, semanal, supervisor do estágio (na empresa), orientador do estágio (professor do Ifal), apólice de seguro contratado, direito e deveres das partes envolvidas.
  •  PLANO DE ESTÁGIO: documento que apresenta qual serão as atividades desenvolvidas durante o estágio, correlatas ao curso. O plano de estágio deve ser elaborado pelo estagiário em conjunto com o supervisor de estágio na empresa e seu professor orientador. 
  • TERMO DE ACEITE: documento em que o professor orientador assina se comprometendo a orientar o Estágio Curricular Obrigatório do aluno.

 

6.  Posso realizar meu estágio na empresa onde trabalho?

Resposta: Sim. Porém, é necessário que você tenha carteira assinada, ou, seja um servidor público. Neste caso, o aluno deve procurar a Coordenação de Extensão (ou equivalente no campus) para receber as devidas instruções.

7.  Já tenho experiência profissional comprovada na carteira de trabalho. Mesmo assim, eu necessito fazer o estágio obrigatório?

Resposta: O estudante que exercer atividade profissional correlata ao seu curso na condição de empregado, empresário ou autônomo, poderá solicitar através de requerimento a validação de experiência profissional. Para isso, o interessado deve procurar a Coordenação de Extensão (ou equivalente no campus) para receber as devidas instruções.

 

8. A empresa não está cumprindo com as atividades de trabalho previstas no Plano de Estágio. O que devo fazer?

Resposta: Você deve comunicar seu Professor Orientador para deixá-lo informado sobre o fato e para que o mesmo tome as devidas providências.

 

9.  Já concluí meu estágio obrigatório, mas apareceu outra oportunidade de estágio que despertou meu interesse. Neste caso, posso fazer outro estágio?

Resposta: Não. Uma vez concluído o estágio curricular obrigatório, tal requisito já foi cumprido e o aluno não pode realizar um segundo estágio.

Já no caso do estágio não obrigatório, o aluno pode realizar mais de um estágio, desde que esteja ainda matriculado no Ifal.