Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Comunicação e Eventos > Sugestão de pautas

Sugestão de pautas

por Elaine Rodrigues publicado 27/08/2019 11h31, última modificação 27/10/2023 17h51

A comunidade acadêmica do Ifal pode sugerir pautas para serem divulgadas pelo Departamento de Comunicação e Eventos. A equipe adota rotinas de produção, com prazos e critérios editoriais para viabilizar a divulgação. Confira como proceder:

1- A solicitação de produção de textos jornalísticos e coberturas de eventos começa com o envio das informações básicas para o e-mail . Os interessados podem também entrar em contato diretamente com a equipe de Comunicação, na sala 601/602 da Reitoria ou ainda pelos números 3194-1136 e 3194-1199.

Prazos

Para que funcione de forma eficiente, o Departamento de Comunicação e Eventos adota prazos para atender às solicitações:

- Eventos – até dez dias antes da realização;

- Editais – até cinco dias antes da publicação do edital se for para o público externo; até dois dias antes se for para o público interno;

- Informações de um modo geral – até dois dias antes do que será noticiado ou até cinco dias depois do acontecimento.

Os pedidos relacionados a temas que têm caráter de urgência terão tratamento diferenciado.

2- As sugestões serão analisadas de acordo com os critérios jornalísticos:

Relevância – informações que sejam de interesse público;

Ineditismo – informações novas e úteis para a população;

Atualidade – pautas factuais possuem prioridade de análise para que o assunto não demore a ser divulgado e perca sua atualidade;

Abrangência – quanto maior o público atingido pela informação, mais necessidade há de publicação.

São prioridades para a divulgação:

1- Notícias de interesse público;

2- Notícias de interesse da comunidade interna de todos os campi do Ifal;

3- Notícias de interesse de comunidade ou campus específico (editais; eventos abertos ao público; eventos que envolvam todo o campus; premiações/conquistas em olimpíadas científicas e demais eventos; credenciamento para eventos científicos de relevância; projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; ações do campus envolvendo sustentabilidade, ações solidárias; experiências de estudantes com intercâmbio feito pela instituição; e demais atividades/ações que sejam de interesse público e tenham relevância para fortalecer a imagem institucional).

3- Depois de analisar a sugestão de pauta, a equipe do Departamento de Comunicação e Eventos decide pelo melhor encaminhamento da informação, que pode ser divulgada em um dos canais oficiais de comunicação do Ifal e/ou enviada para a imprensa.

4- No caso de reportagens, as informações são apuradas, um jornalista redige o texto e o material é editado por outro jornalista e publicado no portal institucional, podendo também ser enviado para a imprensa, ação feita pelo próprio departamento.

Importante:

A cobertura é feita de acordo com a estrutura do departamento e ela pode não ser feita se não houver condições para isso.

O Código de Ética dos Jornalistas diz que ‘a informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo’. Materiais que não sejam de interesse da instituição e/ou sejam de promoção pessoal de servidores e/ou estudantes não podem ser publicados.