Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Assistência Estudantil > Serviços
conteúdo

Serviços

por Jhonathan publicado 13/03/2019 11h19, última modificação 13/03/2019 11h19

O estudante do Ifal poderá contar com os seguintes serviços nos seus respectivos campi:

Enfermagem
A Enfermagem do Ifal é um serviço vinculado ao Setor de Saúde presente em todos os campi, à exceção do Campus Avançado do Benedito Bentes. É uma área da Assistência Estudantil que atua em consonância com as políticas de saúde direcionadas tanto à prevenção de doenças, como à
promoção do bem-estar e proteção da saúde.

Medicina
O serviço de Medicina do Ifal, vinculado ao Setor de Saúde, pode ser encontrado nos Campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba. Os profissionais dessa área realizam atendimento de baixa complexidade às/aos estudantes, em nível ambulatorial, por meio de consultas eletivas, com ênfase para ações educativas e preventivas de doenças e agravos, bem como na manutenção e na recuperação da saúde.

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)

O Napne é um órgão de apoio ao processo de ensino e aprendizagem que tem como objetivo promover a inclusão nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assumindo o papel de facilitador interno quanto ao acolhimento dos estudantes com necessidades específicas – pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, subsidiando todo procedimento didático-pedagógico no Ifal.

Nutrição
O serviço de Nutrição do Ifal pode ser encontrado nos Campi Batalha, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas e Satuba. As nutricionistas realizam atendimento nutricional ambulatorial, ações de educação alimentar e nutricional e controle de qualidade das refeições servidas, buscando prevenir e tratar agravos nutricionais por meio do incentivo à alimentação saudável. Essas profissionais realizam ainda pesquisas para classificação do estado nutricional de discentes, com ênfase na identificação do comportamento alimentar para definição das estratégias dos programas ligados à Nutrição, bem como viabilizam o processo para oferta de alimentação gratuita aos/às estudantes da Instituição.

Odontologia
O serviço de Odontologia do Ifal pode ser encontrado nos Campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba. As ações nessa área abrangem a promoção e a proteção da saúde bucal e a prevenção de doenças bucais.

 Psicologia

O serviço de Psicologia do Ifal estabelece um processo interativo com estudantes acerca de seus aspectos psicossociais implicados no cotidiano escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Promove reflexão crítica, por meio de estratégias de intervenção grupais e de escuta individual, auxiliando os estudantes na tomada de decisões seguras. Realiza orientação no processo de inserção do estudante no mundo do trabalho, de uma forma consciente e fruto de uma escolha do seu projeto de vida profissional. Planeja ações de educação para a saúde, voltados para o reconhecimento e a prevenção de fatores de risco e a promoção dos fatores de proteção. Estabelece, também, uma relação de cooperação e colaboração com outros profissionais da comunidade escolar e com as famílias, diante das demandas estudantis. O Setor de Psicologia pode ser encontrado nos Campi Arapiraca, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba.

Serviço Social

O Serviço Social pode ser encontrado nos Campi Arapiraca, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba. Suas ações são desenvolvidas por assistentes sociais que prestam orientação social para estudantes e seus familiares; planejam, organizam e administram benefícios estudantis; realizam estudos socioeconômicos com os beneficiados; elaboram, implementam, executam e avaliam as políticas estudantis; e, elaboram, coordenam, executam e avaliam planos, programas e projetos no âmbito do Serviço Social.