Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univerciência encerra temporada com pesquisas sobre cacau, laser para câncer e aplicativo para autistas

REDE NORDESTINA

Programa é produzido por TVs e instituições públicas de ensino superior do Nordeste
publicado: 28/06/2022 20h37, última modificação: 28/06/2022 20h37

Por Univerciência, com DCE Reitoria/IFAL

No último episódio da terceira temporada, o Univerciência mostra pesquisas sobre o cultivo do cacau em meio às árvores da Mata Atlântica e como a utilização de laser pode ajudar pacientes com câncer de boca. O programa apresenta ainda um estudo que traz um olhar especial sobre a relação médico-paciente, além de um aplicativo para os autistas que melhora a relação entre pais e filhos.

Cultivo de cacau

O cultivo do cacau sob a sombra das árvores da Mata Atlântica no Sul da Bahia, conhecido como Cabruca, promove a conservação do ambiente natural da região. Além disso, o estoque de carbono nas propriedades que utilizam esse sistema agroflorestal pode ser maior que no cultivo convencional. No programa, o telespectador vai conhecer a pesquisa dos cientistas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), que quer traduzir em números o quanto essa relação pode ser benéfica não só para o meio ambiente, mas também para os produtores.

Laser para câncer de boca

A utilização do laser como recurso terapêutico para várias doenças da boca é cada vez mais comum. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores estão usando essa luz potente para ajudar pacientes que estão passando por quimioterapia. A descoberta recente é que protocolos com laser vermelho e infravermelho ajudam a preservar as papilas gustativas durante a fase mais agressiva do tratamento.

Relação médico-paciente

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), busca entender como funciona a relação médico-paciente, interação que envolve confiança e responsabilidade, marcada por compromissos e deveres de ambos. Depois de ouvir pacientes de alguns postos de saúde da cidade de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, foi constatado que o diálogo e a atenção a detalhes são fundamentais para o sucesso dessa relação.

HORÁRIO: No canal do Youtube do IFAL, o Univerciência é exibido às segundas-feiras, às 16h.

Aplicativo para autistas

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram o Autime, um aplicativo cuja intenção é promover acessibilidade para crianças autistas e ajudá-las a construir uma rotina. O programa vai mostrar como funciona o aplicativo, que facilita a programação das atividades diárias e tem recursos diferentes para para os pais, onde é possível cadastrar atividades que devem ser feitas pelas crianças, e para as crianças que, a cada tarefa concluída, ganham reforços positivos e frases motivacionais para conseguirem concluir as tarefas do dia com mais leveza.

O Univerciência

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, Canal Futura e GloboPlay, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Assista ao novo episódio: