Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Siass implanta exames médicos periódicos para servidores do Ifal

Siass implanta exames médicos periódicos para servidores do Ifal

Cronograma de convocação tem início nos campi Benedito Bentes e Rio Largo

por Jhonathan Pino publicado: 08/03/2023 12h21, última modificação: 09/03/2023 13h44

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), inicia neste mês de março o cronograma para a realização de Exames Médicos Periódicos (EMP) das/os servidoras/es docentes e técnico-administrativas/os de todas as unidades.  A ação será conduzida pela Gestão de Pessoas (DGP), através da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), e irá ofertar de forma gratuita, a partir da contratação de prestadoras de serviços, os exames e as consultas necessárias para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

A iniciativa busca estimular, de forma preventiva, o cuidado com a saúde e a promoção do bem-estar, além de ser um direito do/a servidor/a público federal, permitindo diagnósticos que irão orientar tratamentos ou ações de melhoria da qualidade de vida. Ela atende ao Decreto no 6.856, de 25 de maio de 2009, que normatiza os Exames Médicos Periódicos (EMP).

As/os servidoras/es receberão as suas convocações via SouGov, conforme cronograma ao lado, devendo manifestar o interesse ou não em participar da ação.

Responsável pela convocação dos servidores do Ifal, a médica do trabalho, Vólia Brandão, ressalta que o critério para convocação foi determinado pela localidade da rede credenciada e pela quantidade de servidoras/es em cada campus.

"Então, no mês de março, todos os servidores do Benedito Bentes e Rio Largo serão convocados pelo SouGov para a realização dos exames, onde receberão as guias com encaminhamento para as clínicas credenciadas, contratadas pelo Ifal para a oferta dos exames. Com os resultados em mãos, os servidores então irão buscar os médicos das clínicas indicadas  nas guias", detalhou.

Vólia Brandão salienta que todas as informações referentes às clínicas contradas para os exames estarão nas guias emitidas pelo SouGov.JPGVólia salienta que todas as informações referentes às clínicas, bem como os contatos para marcação de exames e os profissionais indicados estarão detalhadas nas guias. "Quem desejar fazer os exames por sua própria conta, ou pelos planos de saúde, deverá solicitá-los ao seu médico assistente, mas nestes casos o Ifal não arcará com os custos provenientes da execução dos exames externos", pontua.

A avaliação clínica com o médico do trabalho para a apresentação dos resultados e conclusão do exame periódico não poderá ser feita com o médico da escolha do servidor. Nestes casos, o servidor deverá utilizar as indicações de profissionais dispostas na guia do SouGov.

"A implantação dos exames periódicos no Ifal é uma conquista para os servidores, uma vez que essa iniciativa permitirá identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a atividade laborativa do servidor e/ou com o ambiente do trabalho, além de ser um instrumento para a preservação de agravos à saúde", salienta Vólia.

Para facilitar a compreensão das/os servidoras/es sobre a realização dos EMP, a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da Unidade SIASS/CSS elaborou um e-book com perguntas e respostas direcionadas ao tema. Acesse aqui!

Outras informações podem ser obtidas em uma edição do projeto DGP Mais Perto de Você, voltada ao assunto, ou por meio do Guia de Procedimento para realização dos Exames Médicos Periódicos. Em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato, através do e-mail examesperiodicos.css@ifal.edu.br.

DGP Mais Perto de Você - Exames Médicos Periódicos (EMPs)