Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Ifal devem informar necessidades de desenvolvimento pessoal até 11/08
conteúdo

Notícias

Servidores do Ifal devem informar necessidades de desenvolvimento pessoal até 11/08

Demandas apresentadas irão subsidiar o Plano de Desenvolvimento de Pessoal 2021

por Roberta Rocha publicado: 05/08/2020 09h19, última modificação: 05/08/2020 11h06

Está aberto, de 5 a 11 de agosto, o período de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. A Diretoria de Gestão de Pessoas da instituição convida os servidores a apresentarem as demandas por meio de preenchimento do formulário disponível no endereço https://sippag-web.ifal.edu.br/. Os dados coletados serão usados na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2021. 

De acordo com o fluxograma apresentado pela DGP, antes de informar as necessidades de capacitação, os interessados precisam ler o guia para a realização do cadastramento no sistema SIPPAG. Qualquer servidor efetivo do Ifal pode participar do procedimento. Para os gestores, a recomendação é de avaliar com a equipe as necessidades da unidade. Confira o tutorial na íntegra para mais informações.

Sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - A oferta de capacitação para os servidores públicos da administração federal está vinculada à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP, criada pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores nas competências necessárias à sua atuação.

Como instrumento dessa política, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP é norteado por ações de desenvolvimento focadas nas reais necessidades do quadro funcional, por isso, envolve a identificação prévia de quais essas demandas de desenvolvimento de pessoal. O levantamento e a consolidação de tais dados ocorrem anualmente, levando em conta ainda o conteúdo estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

"A partir da apresentação de novas metodologias de elaboração das necessidades, bem como orientações para o seu cadastramento, execução, monitoramento e avaliação, os agentes envolvidos nos processos do PDP podem entender de forma mais clara a ligação entre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, as necessidades dos órgãos e entidades e a orientação do órgão central do Sipec [Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal] para melhor utilização de recursos destinados às ações de desenvolvimento", explica a diretora de Gestão de Pessoas do Ifal, Adriana Nogueira.

Assista ao vídeo com mais explicações sobre o PDP!

Leia também: CDCP disponibiliza Plano de Desenvolvimento de Pessoal 2020 e catálogo de cursos on-line para servidores.