Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como ser conselheiro de serviços públicos e avaliar os serviços prestados pelo Ifal
conteúdo

Notícias

Saiba como ser conselheiro de serviços públicos e avaliar os serviços prestados pelo Ifal

Não há prazo estabelecido para a candidatura

por Roberta Rocha publicado: 27/04/2021 08h13, última modificação: 27/04/2021 14h40

Qualquer usuário dos serviços do Instituto Federal de Alagoas - Ifal pode se candidatar para atuar como conselheiro voluntário no Conselho de Usuários de Serviços Públicos, com o intuito de ajudar na melhoria dos serviços prestados pelo instituição. 

Para se voluntariar, alunos ou servidores que utilizam ou já tenham utilizado esses serviços devem acessar a plataforma virtual do referido Conselho e, assim, contribuir na coleta e produção de informações sobre a qualidade da prestação de serviços públicos no Ifal. 

Ao todo, são 11 serviços passíveis de avaliação, conforme listado abaixo: 

Inscrição em Cursos de Extensão;

Inscrição em Eventos de Extensão;

Matrícula inicial e renovação de matrícula em curso de Educação à Distância;

Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado);

Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente);

Obter diploma ou 2ª via de diploma;

Participar de Editais do Programa de Auxílio Permanência;

Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente);

Participar de processo seletivo para curso de Educação à Distância;

Participar de processo seletivo para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado);

Processo seletivo para pós-graduação.

Sobre o Conselho - O Conselho de Usuários é uma ferramenta onde é possível avaliar os serviços e ter interlocução com as ouvidorias e gestores de serviços dos órgãos públicos. Para virar conselheiro, não há eleição nem qualquer processo seletivo, basta realizar login na plataforma virtual, a qualquer tempo, e selecionar quais serviços públicos deseja avaliar.

Cadastrado na plataforma, o conselheiro poderá responder enquetes voltadas a identificar os desafios e as necessidades dos serviços públicos, receber pesquisas de avaliação de serviços e propor soluções para o melhor atendimento às necessidades da população.

O passo a passo de como se tornar um conselheiro está disponível neste link. Mas há também o Guia do Usuário para quem deseja ter mais informações. Acesse aqui.