Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria do Ifal lança passo a passo para cadastro como conselheiro de serviços públicos

Plataforma visa avaliar os serviços prestados pelo Ifal

publicado: 26/05/2021 10h57, última modificação: 26/05/2021 10h57

Por Camilla Bibiano - estagiária de jornalismo

A Ouvidoria do Ifal está lançando um passo a passo para que usuários dos serviços do instituto possam se candidatar a atuar como conselheiro voluntário no Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O intuito é ajudar com opiniões e sugestões na melhoria de serviços prestados pela instituição.

Alunos e servidores que já tenham acessado esses serviços podem se voluntariar através da plataforma virtual do Conselho, contribuindo na coleta e produção de informações.

Para acessar a plataforma é necessário ter um cadastro no Gov.br, um cadastro único para serviços prestados pelo Governo Federal. Além dele, também é preciso criar um perfil no Fala.br, que é o sistema integrado de Ouvidoria e Acesso à Informação.

É necessário escolher um dado para opção de cadastro, como o CPF, e preencher as demais informações. Após o preenchimento é necessário validar os dados e habilitar o cadastro através do envio de um código por email ou SMS. Por último, é preciso cadastrar uma senha com no mínimo 8 e máximo 70 caracteres; pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um símbolo.

O cadastro será concluído após confirmação em um link que chegará por email. Depois da confirmação, o usuário estará apto para entrar no site do Conselho: https://conselhodeusuarios.cgu.gov.br/inicio

Para acessar, é preciso a senha criada e o CPF. Se for o primeiro acesso, aparecerá uma mensagem solicitando confirmação de contato e um código será enviado por SMS para validação.

Após a confirmação do código, a plataforma solicitará uma autorização de uso de dados pessoais informando que este serviço precisa utilizar as seguintes informações: identidade do Gov.br, nome e foto, endereço de e-mail e número de telefone celular.

A plataforma possui seis principais funções: Criar enquete; Minhas enquetes; Enquetes públicas; Tornar-se conselheiro; Avaliação de serviços e Fórum de Melhorias. É necessário selecionar o serviço do Ifal que já utilizou e que queira avaliar.

Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado destas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Além disso, a qualquer momento, os conselheiros poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que busquem tornar estes serviços cada vez mais adequados a realidade dos seus usuários. Ao todo, são 10 serviços passíveis de avaliação.

Confira o passo a passo de como se tornar um conselheiro e dúvidas frequentes aqui.