Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Ifal Santana é selecionado para etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Iniciativa está entre as três que irão representar Alagoas em evento em SP

por Roberta Rocha publicado: 13/04/2022 17h11, última modificação: 13/04/2022 17h18

De 10 a 13 de maio, um projeto de ensino oriundo do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Santana do Ipanema irá disputar a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em São Paulo/SP, dentro da programação da Bett Educar, uma das maiores feiras de educação e tecnologia da América Latina.

A iniciativa chamada "Minha vida é um negócio" foi desenvolvida pelo professor Jacques Fernandes com estudantes do curso técnico integrado em Administração da unidade de ensino e já havia sido destaque na etapa estadual do prêmio do Sebrae, ficando entre as 11 selecionadas em todo o estado. Dessas, apenas três se classificaram para representar Alagoas no evento do próximo mês.

O objetivo da premiação é reconhecer docentes que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras entre seus alunos. Além da ação do professor Jacques Fernandes, finalista na categoria Ensino Profissional, também serão levadas à etapa nacional os projetos das educadoras Márcia Ferreira (categoria Ensino Fundamental 1 - Anos Iniciais) e Maria Vera dos Santos (categoria Ensino Fundamental 2 - Anos finais).

O profissional do Sertão alagoano comemorou a novidade. "Esta é a segunda vez que o Ifal, através do Campus Santana do Ipanema, leva o estado para a etapa nacional do Prêmio Sebrae, uma vez que o Campus foi vencedor da categoria Ensino Profissional por duas vezes consecultivas, em 2019 e 2021 [na etapa estadual]", afirmou.

Segundo Jacques, as práticas empreendedoras desenvolvidas na unidade de ensino têm obtido reconhecimento nacional porque as metodologias utilizadas são associadas ao eixo transversal Projeto de Vida na escola, componente curricular obrigatório do Novo Ensino Médio.

"Minha vida é um negócio"

A articulação com o Projeto de Vida também foi o diferencial da ação finalista do prêmio do Sebrae. Por meio do projeto, iniciado durante o ensino remoto com a proposta de fomentar capacidades empreendedoras nos estudantes do Ifal Santana, os participantes foram levados a pensar e executar negócios em plataformas digitais que contemplassem uma carreira empreendedora.

“Na proposta, os estudantes são convidados a se autoconhecer e identificar suas potencialidades e fragilidades. Em seguida, são orientados para a construção de um Projeto de Vida que contemple o desenho de sua carreira e trajetória profissional desejada. Na sequência, os estudantes são divididos em equipes que formam empresas simuladas”, explicou o professor Jacques Fernandes, na matéria sobre a etapa estadual do prêmio de Educação Empreendedora, publicada em dezembro de 2021. Saiba mais aqui.

Atividades do rpojeto "Minha vida é um negócio"Atividades do rpojeto "Minha vida é um negócio"Atividades do rpojeto "Minha vida é um negócio"