Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parcerias institucionais e inovações na educação integram agenda do Ifal no Canadá

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 28/04/2023 16h53, última modificação: 28/04/2023 17h06

A Comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que integra uma missão internacional do Brasil no Canadá participou, ao longo desta semana, de diversas agendas estratégicas para as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Tecnológica e Científica. Depois de marcar presença no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), realizado entre 23 e 25 de abril, em Montreal, os representantes do Ifal participaram de encontros institucionais no Colleges Institute Canada (CICan) e no Collège LaSalle, na quarta-feira (26/04).

Participam da comitiva do Ifal o reitor Carlos Guedes; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; e a diretora de Relações Internacionais, Carolina Duarte. Eles integram a delegação brasileira comandada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira. Integram o grupo representantes de diversas instituições que integram a Rede Federal.

Comitiva do Ifal participa de missão no CanadáNa manhã da quarta (26/04), os representantes do Ifal estiveram na CICan para acompanhar a assinatura de um memorando de entendimento para cooperação acadêmica O documento foi assinado pelo secretário Getúlio Marques Ferreira e pela presidente e CEO da instituição canadense, Denise Amyot. O objetivo é estabelecer ações que fortaleçam e desenvolvam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos dois países. Para isso, se comprometem a promover a cooperação acadêmica, por meio do intercâmbio de professores, estudantes e pesquisadores, além da promoção da pesquisa em áreas mutuamente benéficas e estratégicas.

No mesmo dia, à tarde, os gestores do Ifal fizeram uma visita ao Collège LaSalle, considerado o maior College bilíngue da América do Norte. A instituição possui 5 escolas especializadas com mais de 60 programas baseados na criatividade, empreendedorismo, inovação e abertura ao mundo no centro de seu plano educacional. No Collège LaSalle, a comitiva pôde conferir ações desenvolvidas em áreas como negócios e tecnologias; gestão hoteleira e turismo; moda, artes e design; ciências sociais e educação, efeitos visuais (VFX) e design de jogos.

Inovações no ensino

Comitiva do Ifal participa de missão no CanadáNo Collège LaSalle, os gestores visitaram espaços inovadores de aprendizado colaborativo, que são equipados com móveis ergonômicos e tecnologia de ponta apreciada por alunos e professores. A proposta, segundo representantes do Collège LaSalle, propõe o fim dos padrões de aprendizado como os conhecemos. Nessas aulas, não há mais frente ou fundo da sala, nem os tradicionais quadros-negros, nem carteiras seguidas.

De acordo com o relato da comitiva do Ifal, esses espaços foram concebidos com três objetivos: aumentar a motivação dos alunos, oferecer um método de ensino prático que ajude os discentes a assumir mais riscos; e encorajar os estudantes a pensar sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

“Os professores foram chamados a modificar seus métodos de ensino para otimizar o uso dessas novas salas de aula. Enquanto os métodos anteriores eram centrados nos alunos, o novo método apresenta menos palestras e mais tempo para treinamento e interações com os alunos”, destacou a diretora de Relações Internacionais do Ifal, Carolina Duarte.

Comitiva do Ifal participa de missão no CanadáDurante a visita, os gestores do Ifal puderam perceber que as configurações da sala de aula adotadas no Collège LaSalle proporcionaram um ambiente mais descontraído e informal. Além disso, os professores da instituição atribuem mais projetos em grupo, o que promove um clima colaborativo, ao invés de um espírito de competição entre os alunos. Com tantas ferramentas disponíveis, os alunos demonstram um nível mais alto de criatividade, bem como um envolvimento mais forte em seu próprio processo de aprendizagem.

Na sexta-feira (28/04), último dia da missão brasileira no Canadá, os representantes do Ifal dão seguimento à agenda de encontros, reuniões e busca por parcerias estratégicas para o Instituto.