Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do Ifal participam de eventos acadêmicos e reuniões estratégicas no Canadá

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 25/04/2023 14h58, última modificação: 26/04/2023 17h55

Uma comitiva de gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participa, nesta semana, de uma missão acadêmica e do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês) no Canadá. Integram a equipe do Ifal o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, e a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, que viajaram ao país no último fim de semana, juntamente com outros representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O congresso da WFCP foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril na cidade de Montreal. Considerado um dos maiores eventos na área de Educação Profissional e Técnica do mundo, o Congresso conta com a realização de seminários, encontros dedicados à educação e à formação técnico-profissional, incluindo debates sobre questões como o futuro do trabalho, equidade e inclusão, migração, sustentabilidade e premiação de boas práticas.

A temática debatida neste ano pelo WFCP é inteligência coletiva, considerada uma abordagem holística e criativa para atender às necessidades de uma população estudantil diversificada, bem como às necessidades do mundo de trabalho em constante transformação.

Comitiva do Ifal: Carolina Duarte, Carlos Guedes e Eunice Palmeira“Saber como usar e alavancar todas as formas de inteligência, como a social, a cultural, a política, a ambiental, a emocional e a artificial é essencial para o desenvolvimento da nossa comunidade acadêmica, em especial dos nossos estudantes”, afirmou o reitor do Ifal, Carlos Guedes.

No segundo dia do evento, o reitor e outros dirigentes da delegação brasileira participaram de uma reunião com representantes do Governo Canadense. Na oportunidade, foi apresentado aos educadores brasileiros um panorama geral sobre a educação no Canadá e discutida as possibilidades de cooperação do país norte-americano com as instituições da Rede Federal. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec), Getúlio Marques Ferreira, também participou da reunião.

Premiação para a Rede Federal

Durante o evento, a Rede Federal conquistou o primeiro lugar na premiação de excelência da WFCP, na disputa da categoria Cidadania Global, com o programa La Passion (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação), projeto do programa Erasmus+, que fomenta a cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas. O Ifal teve participação no LaPassion com a estudante Jéssica Higino, do curso de Licenciatura em Química, do Campus Maceió.

Reunião com representantes do governo canadense