Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Página do Ifal inaugura espaço para orientações sobre processos eletrônicos
conteúdo

Notícias

Página do Ifal inaugura espaço para orientações sobre processos eletrônicos

Abertura e tramitação dos atos administrativos passam a ser realizadas de forma eletrônica

publicado: 02/03/2020 10h09, última modificação: 02/03/2020 10h48

Nesta segunda-feira, 2, o Portal do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ganhou um novo espaço: a página “Processo Eletrônico”, localizado na barra superior. Entre os serviços disponibilizados estão os contatos, orientações normativas e tutoriais diversos, visando facilitar a vida do servidor quanto aos procedimentos que envolvem a abertura, o cadastro e demais ações de processos eletrônicos na instituição.

A criação da página é uma forma de auxiliar os servidores na implantação do Processo Eletrônico no Ifal, para sairmos da cultura do papel. O espaço foi pensado para que os servidores tenham acesso fácil a todos os conteúdos relacionados ao Processo eletrônico, como orientações,  tutoriais e documentações (futuramente colocaremos vídeos, FAQ), enfatiza a coordenadora do setor de Protocolo, Fernanda Cândido.Tutoriais e orientações sobre os processos eletrônicos estão na barra superior da página do Ifal.png

Desse mês em diante todos os processos administrativos serão gerados e tramitados eletronicamente, no Ifal. A iniciativa visa atender aDecreto 8.539/2015 do governo federal, que tornou obrigatório esse procedimento para entidades da administração pública federal. No mesmo período, o sistema passará por uma atualização, habilitando mais de 350 tipos de processos a terem abertura e tramitação totalmente eletrônicas.

Fernanda ressaltou que são muitos os benefícios possíveis com a adoção da medida. Entre eles, estão a economicidade de papel e o aumento da transparência, pois os processos poderão ser vistos por qualquer pessoa interessada, com exceção daqueles de caráter pessoal ou sigiloso. Em outra ocasião, ela também apontou a praticidade para quem quiser abrir ou movimentar um processo remotamente.

Pode trabalhar no processo de onde estiver, fazer a assinatura do próprio celular, sem contar a melhoria na comunicação com outros órgãos, porque muitos deles já estão trabalhando com processo eletrônico”,  acrescenta Fernanda.

registrado em: ,