Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota técnica do Ifal orienta sobre ações de ensino durante a suspensão de atividades acadêmicas

Pró-Reitoria de Ensino recomenda atividades remotas voltadas ao enriquecimento da formação acadêmica ou relacionadas aos conteúdos regulares durante o período de isolamento social

por Elaine Rodrigues publicado: 08/04/2020 17h18, última modificação: 10/04/2020 17h58

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta quarta-feira, 8, uma nota técnica com orientações para a organização do trabalho remoto dos docentes durante a suspensão de atividades acadêmicas devido à pandemia da Covid-19. Atividades remotas são recomendadas, mas não serão registradas como atividades letivas, nem como atividades avaliativas, considerando a suspensão dos calendários acadêmicos do ano letivo de 2020.

A decisão foi construída com o debate e o entendimento de diretores/chefes do Departamento de Ensino, diretores-gerais e dirigentes da Reitoria do Ifal. Atualmente, a instituição conta com mais de 4,6 mil turmas para o ano letivo de 2020, com um público diverso de jovens e adultos “muitos deles em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital. Esta diversidade também se apresenta quanto ao domínio de ferramentas tecnológicas e autonomia para os estudos, e no próprio acesso ao computador e à internet em suas residências”, diz a nota.

Como recomendação aos professores, são dadas algumas alternativas, como elaboração de materiais didáticos (materiais textuais, videoaulas, podcasts), produção de pesquisas e estudos, orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou dissertação de mestrado em andamento, desenvolvimento de ações e/ou projetos de extensão e pesquisa, inclusive os orientados a auxiliar a comunidade nos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, entre outras ações consideradas importantes para manter os estudantes em atividade durante o período de isolamento social.

“Estamos passando por uma situação de extrema excepcionalidade, não comparável a nenhuma outra já experimentada. (...) Entendemos que a preservação da vida está acima de quaisquer outras questões operacionais; em que nossa preocupação não é com a maioria, mas com todas(os) que integram a comunidade acadêmica do Ifal”, finaliza o documento.

Leia a nota completa aqui!

Base legal da nota:

Publicações do Ifal:

Nota do Ifal com as recomendações sobre a Covid-19 de 13 de março de 2020 Apresenta recomendações aos dirigentes de ensino e orientações gerais a comunidade do Ifal.

DELIBERAÇÃO Nº 36 de 18 de março de 2020/REIT Aprova a suspensão do Calendário Acadêmico do Ano Letivo de 2020 do Instituto Federal de Alagoas no período de 18 de março a 1º de abril do corrente ano, salvo os Campi Marechal Deodoro, Maragogi e Santana do Ipanema, que realizarão atividades remotas de ensino para concluir o ano letivo de 2019, devido à solicitação das direções-gerais dos respectivos Campi.

PORTARIA Nº 1303 de 19 de março de 2020Resolve suspender os atendimentos presenciais no Instituto Federal de Alagoas e adotar o trabalho remoto para todas as atividades desenvolvidas pelos servidores e empregados públicos no âmbito de todo Ifal.

DELIBERAÇÃO Nº 38 de 31 de março de 2020/REIT Aprova a prorrogação da suspensão do Calendário Acadêmico do Ano Letivo de 2020 do Instituto Federal de Alagoas por 15 (quinze) dias, no período de 2 a 16 de abril do corrente ano.

Publicações do Governo Federal:

PORTARIA MEC Nº 343 de 17 de março de 2020 (retificada pela PORTARIA MEC N.º 345 de 19 de março de 2020) – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934 de 1º de abril de 2020Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

PORTARIA MEC Nº 376 de 3 de abril de 2020Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

registrado em: , ,